Repository logo
 
Publication

A construção fílmica da cultura profissional dos jornalistas – uma análise diacrónica

dc.contributor.advisorBonixe, Joaquim Luís Rodrigues
dc.contributor.authorGarção, Gaspar Augusto Venâncio
dc.date.accessioned2016-03-17T20:42:46Z
dc.date.available2016-03-17T20:42:46Z
dc.date.issued2016-02-11
dc.description.abstractO cinema, conhecido como a 7ªArte, é uma ‘fábrica de sonhos’ e de imagens, capturando e enfeitiçando há mais de um século os seus espetadores, que no escuro da sala de cinema se sentem identificados com os seus ídolos, criando dessa forma mitos, tal como o do ‘jornalista-herói’. Os jornalistas são definidos pela sua cultura profissional, uma série de características inerentes à profissão, tais como a objetividade, a neutralidade e a procura da verdade, por exemplo. Possuem também, dentro da chamada rotina jornalística, uma série de procedimentos que são específicos desta comunidade, tais como a forma de falar, o pensamento de alcateia, e uma obsessão pelos ‘furos’, os prazos e a concorrência, entre outros. O objetivo desta dissertação será o de perceber como a imagem do jornalista tem sido retratada no cinema, ao longo dos anos, e de que forma essa imagem tem evoluído. Para tal, serão analisados cinco filmes fundamentais para a história do jornalismo no cinema, desde os anos 40 e 50, através d’ O Grande Escândalo, Citizen Kane e O Grande Carnaval, até a Os Homens do Presidente, dos anos 70 e ao filme mais recente, Ligações Perigosas, de 2009.pt_PT
dc.description.abstractCinema, known as the 7th Art, is a ‘factory of dreams’ and of images, capturing and bewitching its audience for more than a century now, and in the dark of the cinema hall, this public identifies with their idols, creating in that way myths, such as the one of the ‘journalist-hero’. Journalists are defined by their professional culture, a series of characteristics unique to the profession, such as objectivity, neutrality and the search for the truth, for example. They also possess, within the so called journalistic routine, a series of procedures that are also specific to this community, such as a special way of speaking, pack journalism, and an obsession for scoops, deadlines and the competition, among others. The objective of this dissertation will be of understanding how the image of journalists has been portrayed along the years in the movies, and how this image has evolved. For that, five fundamental movies for the history of journalism on cinema will be analyzed, since the 40’s and 50’s, through His Girl Friday, Citizen Kane and Ace in the Hole, to the 70’s, with All the President’s Men, and to the most recent movie, State of Play, from 2009.pt_PT
dc.identifier.tid201082438pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12555
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subject4º Poderpt_PT
dc.subjectJornalista-heróipt_PT
dc.subjectJornalista-profissionalpt_PT
dc.subjectFourth estatept_PT
dc.subjectJournalist-heropt_PT
dc.subjectJournalist-professionalpt_PT
dc.titleA construção fílmica da cultura profissional dos jornalistas – uma análise diacrónicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Jornalismo, Comunicação e Culturapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese de Mestrado - Gaspar Garção.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: