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Como vencer na Indústria Farmacêutica tendo em conta a importância das ferramentas de marketing digital: Estudo de caso: Empresa “Infinit”

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRosado, David
dc.contributor.authorBrito, Maria Cristina Tavares de Almeida
dc.date.accessioned2019-01-14T19:01:21Z
dc.date.available2019-01-14T19:01:21Z
dc.date.issued2018-11-26
dc.description.abstractA presente dissertação de Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial tem como objetivo avaliar o impacto socioeconómico da Era Digital na Indústria Farmacêutica (IF), tendo em consideração a realidade do marketing digital numa empresa portuguesa de produtos farmacêuticos, designada doravante por “Infinit”. Pela diversidade de abordagens promocionais junto da classe médica, a comunicação unidirecional usada durante vários anos tem dado lugar à comunicação bidirecional desde os finais da década de 90, pela evolução tecnológica das relações comerciais e interativas entre Delegado de Informação Médica (Dim) e Médico. O e-detailing, como novo método de comunicação digital, veio tornar este mercado mais competitivo, destacando-se gradualmente a repercussão dos custos e riscos subjacentes a uma introdução de mix de informação e comunicação nas estratégias competitivas do marketing farmacêutico. Por conseguinte, foi usada observação participante na vertente participação-observação, por se tratar do local de trabalho da investigadora. Foram realizados inquéritos por questionários a médicos e gestores de produto do Departamento de Marketing da “Infinit” com o intuito de recolher dados fundamentais para a construção deste projeto, suportados em toda a fundamentação científica pertinente.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation aims to evaluate the socioeconomic impact of Era Digital in the Pharmaceutical Industry (IF), taking into account the reality of digital marketing in a Portuguese pharmaceutical company, here referred to as "Infinit". Due to the diversity of promotional approaches to the medical profession, the unidirectional communication used over several years has given way to two-way communication since the end of the 1990s, due to the technological evolution of commercial and interactive relations between the Medical and Medical Information Delegate. E-detailing, as a new method of digital communication, has made this market more competitive, gradually emphasizing the repercussion of costs and risks underlying an introduction of information and communication mix in pharmaceutical marketing competitive strategies. Therefore, participant observation was used in the participation-observation aspect, because it is the researcher's workplace. Questionnaires were conducted to physicians and product managers of the "Infinit" Marketing Department in order to collect fundamental data for the construction of this project, supported in all relevant scientific research.pt_PT
dc.identifier.tid202139603pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/25664
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing Digitalpt_PT
dc.subjectMarketing Farmacêuticopt_PT
dc.subjectDelegado de Informação Médicapt_PT
dc.subjectMédicopt_PT
dc.subjectE-detailingpt_PT
dc.subjectComunicação Digitalpt_PT
dc.subjectMix de Informação e Comunicaçãopt_PT
dc.titleComo vencer na Indústria Farmacêutica tendo em conta a importância das ferramentas de marketing digital: Estudo de caso: Empresa “Infinit”pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Estratégia Empresarialpt_PT

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