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Abstract(s)
O processo de integração de um novo elemento numa organização
assume um papel determinante, quer para a adaptação do profissional,
quer para o sucesso produtivo dessa organização, com o mínimo de custos.
Este processo de integração ganha ainda maior relevo, para os novos
docentes de enfermagem, dado que a sua formação académica é ancorada
na enfermagem e não nas competências, que dão corpo ao exercício da
docência.
A evidência científica advoga benefícios, no que concerne à
planificação e implementação de um processo de integração, com o intuito
de preparar, com a maior eficácia possível um profissional docente,
promovendo a qualidade do ensino-aprendizagem e por conseguinte uma
melhor conceção e prática de enfermagem.
A necessidade de refletir sobre a preparação dos enfermeiros, para
exercer funções de docência, na Escola Superior de Enfermagem do Porto
(ESEP), deu origem ao presente estudo de investigação. Este estudo teve
como finalidade contribuir para a melhoria do processo de integração dos
assistentes na ESEP, com vista à otimização do processo ensino /
aprendizagem dos estudantes.
Os objetivos esboçados passam por analisar a opinião dos assistentes
sobre a sua integração na ESEP; analisar os fatores facilitadores e
dificultadores deste processo de integração; compreender em que medida a
formação em supervisão clínica em enfermagem é entendida pelos
assistentes, como um contributo para a sua preparação para funções de
XIV
docente e analisar a opinião destes, sobre os aspetos fundamentais que
deveriam alicerçar um plano de integração de novos elementos.
Trata-se de um estudo de cariz qualitativo, de caráter descritivo e
exploratório, em que o instrumento de colheita de dados, foi um guião de
entrevista semiestruturada, tendo sido aplicado a uma amostra não
probabilística, por escolha racional, a dez assistentes da ESEP.
Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo,
segundo Bardin (2014), tendo emergido dois domínios: “Processo de
Integração” e “Plano de Integração”, e as respetivas categorias e
subcategorias.
Os resultados obtidos permitiram constatar, que os assistentes da
ESEP identificam a planificação e a implementação de um processo de
integração, para o exercício das novas funções de docência, como sendo
uma necessidade emergente e percecionam a supervisão como o
fundamental contributo para essa preparação. A supervisão é perspetivada
como uma mais-valia, quer a nível de formação ministrada sobre a
temática, quer a nível da implementação de um processo supervisivo,
através de um docente mais experiente, para auxiliar no seu
desenvolvimento como ser docente.
O reconhecimento de fatores facilitadores e dificultadores deste
processo, bem como sugestões facultadas pelos participantes, permitiram
desenhar um plano de integração para novos assistentes da ESEP,
alicerçado também pelas evidências científicas emanadas.
Description
Keywords
Supervisão Clínica em Enfermagem Formação de enfermeiros