Repository logo
 
Publication

O impacto das estratégias de Marketing Verde na intenção de compra dos consumidores

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorLopes, Jorge
dc.contributor.authorMartins, Ana Cristina Costa
dc.date.accessioned2022-06-07T15:38:18Z
dc.date.available2022-06-07T15:38:18Z
dc.date.issued2022-04-27
dc.date.submitted2022-03-18
dc.description.abstractResultante do estado de crise ambiental, muitos são os consumidores que se preocupam em adotar um consumo sustentável. Daí que o paradigma a nível do Marketing também se altere, sendo necessário compreender os determinantes deste tipo de comportamento, de forma a desenvolver estratégias mais fidedignas. O tema desta investigação recai no Marketing Verde, nomeadamente no seu impacto na intenção de compra do consumidor. Pretende-se analisar o contexto português e fornecer informações precisas acerca do perfil do consumidor verde. Primeiramente, enquadrou-se teoricamente os temas em estudo, servindo de guia para todo o estudo empírico realizado. Optou-se por aplicar uma metodologia quantitativa, por meio de um inquérito por questionário, procurando-se perceber quais as variáveis psicográficas/demográficas que melhor explicam o comportamento do consumidor ecologicamente consciente, que em conjunto com as estratégias de Marketing Verde dariam origem à formação de uma intenção de compra. O questionário foi aplicado a uma amostra por conveniência e foram recolhidas 158 respostas. Os resultados evidenciam que as variáveis psicográficas são as que melhor explicam e caracterizam o consumidor verde. Adicionalmente, foi possível corroborar que este é um tema urgente e que a preocupação ambiental dos consumidores já se faz notar nos seus hábitos de consumo. Ao nível empresarial e da gestão, a presente investigação é relevante, pois poucos são os estudos que analisam e caracterizam o consumidor verde em Portugal. Sendo este um tema de elevada importância atualmente, encontram-se neste estudo dados importantes para a construção de uma estratégia sólida ao nível do Marketing Verde.pt_PT
dc.identifier.tid203022955pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40955
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComportamento de Compra Verdept_PT
dc.subjectConsumidor Verdept_PT
dc.subjectIntenção de Compra Verdept_PT
dc.subjectMarketing Verdept_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.titleO impacto das estratégias de Marketing Verde na intenção de compra dos consumidorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_Ana Martins.pdf
Size:
856.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format