Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O impacto das estratégias de Marketing Verde na intenção de compra dos consumidores

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_Ana Martins.pdf856.29 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Resultante do estado de crise ambiental, muitos são os consumidores que se preocupam em adotar um consumo sustentável. Daí que o paradigma a nível do Marketing também se altere, sendo necessário compreender os determinantes deste tipo de comportamento, de forma a desenvolver estratégias mais fidedignas. O tema desta investigação recai no Marketing Verde, nomeadamente no seu impacto na intenção de compra do consumidor. Pretende-se analisar o contexto português e fornecer informações precisas acerca do perfil do consumidor verde. Primeiramente, enquadrou-se teoricamente os temas em estudo, servindo de guia para todo o estudo empírico realizado. Optou-se por aplicar uma metodologia quantitativa, por meio de um inquérito por questionário, procurando-se perceber quais as variáveis psicográficas/demográficas que melhor explicam o comportamento do consumidor ecologicamente consciente, que em conjunto com as estratégias de Marketing Verde dariam origem à formação de uma intenção de compra. O questionário foi aplicado a uma amostra por conveniência e foram recolhidas 158 respostas. Os resultados evidenciam que as variáveis psicográficas são as que melhor explicam e caracterizam o consumidor verde. Adicionalmente, foi possível corroborar que este é um tema urgente e que a preocupação ambiental dos consumidores já se faz notar nos seus hábitos de consumo. Ao nível empresarial e da gestão, a presente investigação é relevante, pois poucos são os estudos que analisam e caracterizam o consumidor verde em Portugal. Sendo este um tema de elevada importância atualmente, encontram-se neste estudo dados importantes para a construção de uma estratégia sólida ao nível do Marketing Verde.

Description

Keywords

Comportamento de Compra Verde Consumidor Verde Intenção de Compra Verde Marketing Verde Sustentabilidade

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License