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Resultante do estado de crise ambiental, muitos são os consumidores que se preocupam em adotar um consumo sustentável. Daí que o paradigma a nível do Marketing também se altere, sendo necessário compreender os determinantes deste tipo de comportamento, de forma a desenvolver estratégias mais fidedignas.
O tema desta investigação recai no Marketing Verde, nomeadamente no seu impacto na intenção de compra do consumidor. Pretende-se analisar o contexto português e fornecer informações precisas acerca do perfil do consumidor verde.
Primeiramente, enquadrou-se teoricamente os temas em estudo, servindo de guia para todo o estudo empírico realizado. Optou-se por aplicar uma metodologia quantitativa, por meio de um inquérito por questionário, procurando-se perceber quais as variáveis psicográficas/demográficas que melhor explicam o comportamento do consumidor ecologicamente consciente, que em conjunto com as estratégias de Marketing Verde dariam origem à formação de uma intenção de compra. O questionário foi aplicado a uma amostra por conveniência e foram recolhidas 158 respostas.
Os resultados evidenciam que as variáveis psicográficas são as que melhor explicam e caracterizam o consumidor verde. Adicionalmente, foi possível corroborar que este é um tema urgente e que a preocupação ambiental dos consumidores já se faz notar nos seus hábitos de consumo.
Ao nível empresarial e da gestão, a presente investigação é relevante, pois poucos são os estudos que analisam e caracterizam o consumidor verde em Portugal. Sendo este um tema de elevada importância atualmente, encontram-se neste estudo dados importantes para a construção de uma estratégia sólida ao nível do Marketing Verde.
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Keywords
Comportamento de Compra Verde Consumidor Verde Intenção de Compra Verde Marketing Verde Sustentabilidade