Repository logo
 
Publication

Impacto das iniciativas de responsabilidade social corporativa dos Clubes Desportivos em Portugal nas atitudes dos adeptos

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, Manuel
dc.contributor.authorTavares, Joana Isabel Costa
dc.date.accessioned2022-06-07T17:19:19Z
dc.date.available2022-06-07T17:19:19Z
dc.date.issued2022-05-02
dc.date.submitted2022-03-15
dc.description.abstractA Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tem assumido um papel cada vez mais central na gestão, sendo atualmente um fator fundamental para a sobrevivência a longo prazo de qualquer organização. A presente dissertação pretende contribuir para uma melhor compreensão da RSC no contexto dos clubes desportivos em Portugal, analisando por um lado, a perspetiva dos adeptos e, por outro, a perspetiva dos clubes. Inicialmente foi efetuado um estudo quantitativo, através de um inquérito por questionário, aplicado via Google Forms® a 159 adeptos de clubes desportivos portugueses. Os resultados deste estudo demonstraram que a RSC influencia positivamente a identificação dos adeptos, o orgulho, o word of mouth (WOM) e o electronic word of mouth (e-WOM). Verificou-se ainda que a intenção dos adeptos se tornarem sócios parece não ser influenciada pela RSC, no entanto, a perceção de RSC influencia positivamente a intenção dos atuais sócios do clube manterem o seu estatuto de associados. A segunda parte da investigação consistiu num estudo qualitativo, tendo sido realizadas entrevistas exploratórias semiestruturadas a cinco responsáveis pela RSC de cinco clubes profissionais de futebol portugueses. Os resultados desta investigação permitiram concluir que os clubes reconhecem a importância da RSC e os seus benefícios, mas as suas estruturas ainda não se encontram suficientemente organizadas para planear, desenvolver, comunicar e avaliar eficazmente as iniciativas de RSC. Foi possível constatar também que a RSC é genericamente encarada pelos clubes portugueses como uma obrigação moral e altruísta, negligenciando muitas vezes o seu potencial estratégico.pt_PT
dc.identifier.tid203023099pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40961
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectResponsabilidade Social Corporativapt_PT
dc.subjectClubes Desportivospt_PT
dc.subjectAdeptospt_PT
dc.subjectMarketing Desportivopt_PT
dc.subjectWOMpt_PT
dc.subjecte-WOMpt_PT
dc.titleImpacto das iniciativas de responsabilidade social corporativa dos Clubes Desportivos em Portugal nas atitudes dos adeptospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Joana Tavares_Versão Final_v2.pdf
Size:
1.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format