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Paradoxos do mercado da moda em segunda mão: uma análise exploratória na geração Z

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFalcão, Diana
dc.contributor.authorFerreira, Sara Tavares
dc.date.accessioned2024-08-06T13:42:31Z
dc.date.available2024-08-06T13:42:31Z
dc.date.issued2024-07-08
dc.description.abstractO setor da moda é responsável por mais de 10% das emissões globais de carbono. Nos últimos anos, o mercado de moda em segunda mão deixou de ser uma opção apenas para os economicamente desfavorecidos e tornou-se uma escolha sustentável para consumidores conscientes. Este mercado está a crescer rapidamente, especialmente entre as gerações mais jovens, que procuram tanto a sustentabilidade como as tendências da moda. A geração Z, em particular, é um grupo-chave neste mercado, apresentando comportamentos paradoxais: valorizam a sustentabilidade, mas continuam a consumir fast fashion. Estudar os seus comportamentos e perceções é relevante para entender eventuais conflitos entre sustentabilidade e consumo de fast fashion. Apesar dos benefícios ambientais e económicos, existem barreiras à compra de roupas usadas, como preocupações com a qualidade, autenticidade, higiene e estigma social. Acresce o facto de o mercado de segunda mão poder, paradoxalmente, apoiar a fast fashion, ao proporcionar uma saída fácil para o descarte de roupas de moda rápida. Este estudo pretende explorar os paradoxos no consumo de moda em segunda mão, focando-se na compreensão dos comportamentos de compra e venda de moda em segunda mão e comportamento de escoamento de moda da geração Z e como esses podem perpetuar o ciclo da fast fashion. Foi utilizada uma abordagem qualitativa baseada na recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas, para se obter uma compreensão aprofundada destes comportamentos. O estudo evidencia as complexidades do ecossistema da moda em segunda mão e contribui com diversas sugestões para a teoria e prática, bem como possibilidades futuras de investigação.pt_PT
dc.identifier.tid203671767pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51518
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMercado de moda em segunda mãopt_PT
dc.subjectModa em segunda mãopt_PT
dc.subjectGeração Zpt_PT
dc.subjectInvestigação qualitativapt_PT
dc.subjectParadoxos no consumopt_PT
dc.subjectCompra e venda em segunda mãopt_PT
dc.titleParadoxos do mercado da moda em segunda mão: uma análise exploratória na geração Zpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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