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Paradoxos do mercado da moda em segunda mão: uma análise exploratória na geração Z

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O setor da moda é responsável por mais de 10% das emissões globais de carbono. Nos últimos anos, o mercado de moda em segunda mão deixou de ser uma opção apenas para os economicamente desfavorecidos e tornou-se uma escolha sustentável para consumidores conscientes. Este mercado está a crescer rapidamente, especialmente entre as gerações mais jovens, que procuram tanto a sustentabilidade como as tendências da moda. A geração Z, em particular, é um grupo-chave neste mercado, apresentando comportamentos paradoxais: valorizam a sustentabilidade, mas continuam a consumir fast fashion. Estudar os seus comportamentos e perceções é relevante para entender eventuais conflitos entre sustentabilidade e consumo de fast fashion. Apesar dos benefícios ambientais e económicos, existem barreiras à compra de roupas usadas, como preocupações com a qualidade, autenticidade, higiene e estigma social. Acresce o facto de o mercado de segunda mão poder, paradoxalmente, apoiar a fast fashion, ao proporcionar uma saída fácil para o descarte de roupas de moda rápida. Este estudo pretende explorar os paradoxos no consumo de moda em segunda mão, focando-se na compreensão dos comportamentos de compra e venda de moda em segunda mão e comportamento de escoamento de moda da geração Z e como esses podem perpetuar o ciclo da fast fashion. Foi utilizada uma abordagem qualitativa baseada na recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas, para se obter uma compreensão aprofundada destes comportamentos. O estudo evidencia as complexidades do ecossistema da moda em segunda mão e contribui com diversas sugestões para a teoria e prática, bem como possibilidades futuras de investigação.

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Mercado de moda em segunda mão Moda em segunda mão Geração Z Investigação qualitativa Paradoxos no consumo Compra e venda em segunda mão

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