Repository logo
 
Publication

Perceção da competência motora dos professores em relação à competência motora real dos alunos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFlores, Fábio
dc.contributor.authorSousa, Samuel
dc.date.accessioned2024-10-30T11:14:53Z
dc.date.available2024-10-30T11:14:53Z
dc.date.issued2024-10-14
dc.description.abstractEste relatório visa apresentar uma análise aprofundada do estágio curricular desenvolvido na área de Educação Física (EF), no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Na primeira secção, é caracterizado o contexto institucional onde o estágio decorreu, descrevendo-se em detalhe a escola e as turmas envolvidas no processo formativo. Na segunda secção, são explicados os procedimentos pedagógicos adotados, incluindo o planeamento detalhado, as metodologias de ensino e as estratégias implementadas no ensino da Educação Física, com particular destaque para as abordagens pedagógicas inovadoras e as práticas avaliativas. São ainda apresentados os critérios de avaliação e os métodos utilizados para aferir o progresso dos alunos, bem como uma análise crítica dos resultados obtidos. A terceira secção centra-se no Desporto Escolar, abordando de forma detalhada a modalidade desportiva escolhida, com a identificação dos objetivos gerais e específicos definidos pelo professor estagiário. São exploradas as práticas de ensino-aprendizagem, bem como os desafios e conquistas no âmbito do desenvolvimento desportivo dos alunos. Na quarta e última secção, o foco é colocado na investigação sobre a perceção dos professores de Educação Física em relação às competências motoras dos alunos, sendo analisadas as discrepâncias entre a Competência Motora Percebida pelos professores e a Competência Motora Real dos alunos. Os resultados obtidos evidenciam diferenças significativas entre as duas perceções, destacando a necessidade de uma reflexão crítica sobre os métodos de avaliação e as expectativas pedagógicas na área de Educação Física. Este estudo contribui para a compreensão da importância de uma abordagem pedagógica centrada nas reais capacidades motoras dos alunos e na sua valorização no contexto educativo.pt_PT
dc.identifier.tid203711874pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52666
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectCompetência motorapt_PT
dc.subjectDesporto escolarpt_PT
dc.subjectCompetência motora percebidapt_PT
dc.subjectCompetência motora realpt_PT
dc.titlePerceção da competência motora dos professores em relação à competência motora real dos alunospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Samuel Sousa.pdf
Size:
823.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: