Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Perceção da competência motora dos professores em relação à competência motora real dos alunos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Samuel Sousa.pdf823.48 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório visa apresentar uma análise aprofundada do estágio curricular desenvolvido na área de Educação Física (EF), no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Na primeira secção, é caracterizado o contexto institucional onde o estágio decorreu, descrevendo-se em detalhe a escola e as turmas envolvidas no processo formativo. Na segunda secção, são explicados os procedimentos pedagógicos adotados, incluindo o planeamento detalhado, as metodologias de ensino e as estratégias implementadas no ensino da Educação Física, com particular destaque para as abordagens pedagógicas inovadoras e as práticas avaliativas. São ainda apresentados os critérios de avaliação e os métodos utilizados para aferir o progresso dos alunos, bem como uma análise crítica dos resultados obtidos. A terceira secção centra-se no Desporto Escolar, abordando de forma detalhada a modalidade desportiva escolhida, com a identificação dos objetivos gerais e específicos definidos pelo professor estagiário. São exploradas as práticas de ensino-aprendizagem, bem como os desafios e conquistas no âmbito do desenvolvimento desportivo dos alunos. Na quarta e última secção, o foco é colocado na investigação sobre a perceção dos professores de Educação Física em relação às competências motoras dos alunos, sendo analisadas as discrepâncias entre a Competência Motora Percebida pelos professores e a Competência Motora Real dos alunos. Os resultados obtidos evidenciam diferenças significativas entre as duas perceções, destacando a necessidade de uma reflexão crítica sobre os métodos de avaliação e as expectativas pedagógicas na área de Educação Física. Este estudo contribui para a compreensão da importância de uma abordagem pedagógica centrada nas reais capacidades motoras dos alunos e na sua valorização no contexto educativo.

Description

Keywords

Educação física Competência motora Desporto escolar Competência motora percebida Competência motora real

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License