Repository logo
 
Publication

Brincar na creche e no jardim de infância

dc.contributor.advisorPinheiro, Augusto
dc.contributor.authorFerra, Flávia Patrícia Carvalho
dc.date.accessioned2014-06-11T17:11:46Z
dc.date.available2014-06-11T17:11:46Z
dc.date.issued2015-04
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente projeto de investigação tem como objetivo compreender o modo como as educadoras cooperantes agiam relativamente ao brincar. Através deste trabalho será visível a reflexão realizada através da investigação-ação e todos os processos envolventes, como a interpretação de informações que foram recolhidas nos dois contextos de estágio. Este estudo irá apresentar características qualitativas dos fenómenos educativos, assim, o planeamento e análise de informações ocorrerá ao longo de toda a investigação. Este trabalho visa reconhecer uma metodologia qualitativa por apresentar um plano flexível. Pretendi assim, valorizar o brincar das crianças através das intervenções realizadas e das informações obtidas através da observação participante. Os contextos de estudo foram realizados nas instituições de creche e jardim de infância onde decorreram os estágios no âmbito do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar. Os participantes deste estudo foram as educadoras participantes e as crianças que fizeram parte do processo de investigação e de aprendizagem.por
dc.description.abstractThe current investigation project, has as an objetive to understand and interpret the conceptions and perspetives of the caretakers when it comes to playtime and what this represents as building blocks for their professional experience towards both children asn the daycare centers. With this work, it will be visible the analysis done through action and research, the envolving procedures and also all the information interpretation that came from both contexts of the internship. This study will present qualitative characteristics of educational phenomena. Thus, the planning and analysis of information will occur throughout the investigation. The methodologies used in this investigation turn out to be qualitative because they have a flexible plan. The student wanted to stress the importance of playing in children, and through both intervention and information gathering from participating observation as well as questioning the caretakers present at the institutions. The study context was done at the children daycare institutions, where the interships took place as required by the Pre-School Education Masters Degree. The participating subjects were the caretakers and the children, both part of the process of investigation and learning.en
dc.identifier.tid203261682
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/6481
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectJardim de infânciapor
dc.subjectInvestigaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPlayen
dc.subjectDaycareen
dc.subjectKindergartenen
dc.subjectInvestigationen
dc.subjectLearningen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.titleBrincar na creche e no jardim de infânciapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpor
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-escolar Flávia Ferra.pdf
Size:
961.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: