Publication
Videojogos, Microtransações e Processos de Gamblificação Loot Boxes, Skin Betting e E-Sports Betting
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
| dc.contributor.author | Tinoco, Rui | |
| dc.contributor.editor | ICAD | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-17T11:53:10Z | |
| dc.date.available | 2025-09-17T11:53:10Z | |
| dc.date.issued | 2025-09-17 | |
| dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo mapear as relações entre os videojogos, as microtransações que neles se podem efetuar e áreas de eventual sobreposição como o jogo a dinheiro. Deste modo, procedeu-se a um enquadramento em que se mapeiam diversos fenómenos como as loot boxes, a aposta com skin (skin betting) e a aposta em e-sports. De seguida, procurou-se realizar diversas quantificações destas realidades em Portugal, procurando saber: quais os jogos mais jogados, quais os que disponibilizaram loot boxes; entre outros. Finalmente, fez-se um enquadramento sobre as regulamentações e esforços legislativos efetuados a propósito desta realidade. A abordagem mais desenvolvida tem que ver com os direitos dos consumidores como compradores e objeto de todas estas práticas. Se bem que nalguns países europeus as loot boxes sejam consideradas jogo a dinheiro. De destacar, neste trabalho, os seguintes resultados: - As áreas disciplinares mais envolvidas no tema foram a medicina e psicologia; - Temas relacionados à regulamentação foram pregnantes; - Algumas palavras-chave relacionadas com os direitos do consumidor surgiram na pesquisa com tempo de publicação mais recente, o que pode apontar para uma tendência emergente em termos de investigação na área; - A pesquisa entre maior despesa em loot boxes e gambling problemático. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/58700 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.publisher | ICAD | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | Dependências não químicas | |
| dc.subject | Estudos bibliométricos | |
| dc.subject | Loot boxes | |
| dc.subject | Monetização | |
| dc.title | Videojogos, Microtransações e Processos de Gamblificação Loot Boxes, Skin Betting e E-Sports Betting | por |
| dc.type | learning object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
