Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Videojogos, Microtransações e Processos de Gamblificação Loot Boxes, Skin Betting e E-Sports Betting

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho teve como objetivo mapear as relações entre os videojogos, as microtransações que neles se podem efetuar e áreas de eventual sobreposição como o jogo a dinheiro. Deste modo, procedeu-se a um enquadramento em que se mapeiam diversos fenómenos como as loot boxes, a aposta com skin (skin betting) e a aposta em e-sports. De seguida, procurou-se realizar diversas quantificações destas realidades em Portugal, procurando saber: quais os jogos mais jogados, quais os que disponibilizaram loot boxes; entre outros. Finalmente, fez-se um enquadramento sobre as regulamentações e esforços legislativos efetuados a propósito desta realidade. A abordagem mais desenvolvida tem que ver com os direitos dos consumidores como compradores e objeto de todas estas práticas. Se bem que nalguns países europeus as loot boxes sejam consideradas jogo a dinheiro. De destacar, neste trabalho, os seguintes resultados: - As áreas disciplinares mais envolvidas no tema foram a medicina e psicologia; - Temas relacionados à regulamentação foram pregnantes; - Algumas palavras-chave relacionadas com os direitos do consumidor surgiram na pesquisa com tempo de publicação mais recente, o que pode apontar para uma tendência emergente em termos de investigação na área; - A pesquisa entre maior despesa em loot boxes e gambling problemático.

Description

Keywords

Dependências não químicas Estudos biblimétricos Loot boxes Monitezação

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ICAD

Collections

CC License