Repository logo
 
Publication

Formação académica e projetos de práticas artísticas: uma fonte entre o ensino superior e os contextos de intervenção pessoal e/ou profissional dos formandos

dc.contributor.authorFigueiredo, Carla Cibele
dc.contributor.authorVasconcelos, António Ângelo
dc.contributor.authorFelício, Pedro
dc.date.accessioned2022-06-09T11:16:24Z
dc.date.available2022-06-09T11:16:24Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNo âmbito da Pós-graduação em Intervenção Social e Práticas Artísticas (PGISPA) promovida pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, procurou-se, a partir de necessidades identificadas nos contextos de ação pessoal, profissional e/ou comunitária dos formandos, construir a centralidade da formação. Ao considerarmos este objetivo como eixo central do processo formativo, procurámos ultrapassar os tradicio nais currículos fragmentados que impõem as Unidades Curriculares como barreiras ao trabalho coletivo entre docentes e entre estes e os estudantes. Trata-se, numa primeira parte, e de acordo com o mote lançado pelo MEXE, de analisar a forma como se construiu o “comum” no próprio processo formativo. Numa segunda par te, numa lógica próxima da meta-análise, procurámos analisar o “comum” em três dos projetos efetivamente desenvolvidos e concluídos pelos formandos, identifican do o que os aproxima e distancia enquanto processos de intervenção artística nesses contextos.pt_PT
dc.description.abstractWithin the scope of the Postgraduate Program in Social Intervention and Artistic Practices (PGISPA) promoted by the Higher School of Education of the Setúbal Polytechnic Institute, we sought, from the needs identified in the contexts of personal, professional and/or community action of the trainees, build the centrality of formation. In considering this objective as the central axis of the formative process, we sought to overcome the tradition al fragmented curricula that impose Curricular Units as barriers to collective work between teachers and between teachers and students. In the first part, according to the motto launched by MEXE, it is about analyzing how the “common” was built in the formative process itself. In a second part, in a logic close to meta-analysis, we sought to analyze the “common” in three of the projects effective ly developed and completed by the trainees, identifying what approached and distanced them as processes of artistic intervention in these contexts.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFigueiredo, C. C., Vasconcelos, A. A., & Felício, P. M. (2020). Formação académica e projetos de práticas artísticas: Uma fonte entre o ensino superior e os contextos de intervenção pessoal e/ou profissional dos formandos. In C. Cruz, H. Cruz, I. Bezelda, M. Falcão, & R. Aguiar (Coord.), A busca do comum: Práticas artísticas para outros futuros possíveis (pp. 29-36). Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54417-9-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41008
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Investigação em Arte, Design e Sociedadept_PT
dc.subjectPráticas Artísticaspt_PT
dc.subjectComunidadespt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectArtistic Practicespt_PT
dc.subjectCommunitiespt_PT
dc.subjectTrainingpt_PT
dc.titleFormação académica e projetos de práticas artísticas: uma fonte entre o ensino superior e os contextos de intervenção pessoal e/ou profissional dos formandospt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage36pt_PT
oaire.citation.startPage29pt_PT
oaire.citation.titleA busca do comum: Práticas artísticas para outros futuros possíveispt_PT
person.familyNameFigueiredo
person.familyNameVasconcelos
person.familyNameRebelo Felício
person.givenNameCarla Cibele
person.givenNameAntónio Ângelo
person.givenNamePedro Miguel
person.identifier.ciencia-id3A17-2BC9-83BB
person.identifier.ciencia-id761F-81B8-2707
person.identifier.ciencia-idDE13-E89B-F709
person.identifier.orcid0000-0001-9106-8606
person.identifier.orcid0000-0002-1888-310X
person.identifier.orcid0000-0003-3290-7363
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3eccb863-03cf-4c6e-b40c-fc0aadc614b2
relation.isAuthorOfPublicationae208b11-1c4c-477e-9297-bbc4ed62c8ff
relation.isAuthorOfPublication8b9901d2-28c6-488e-ae25-cb417b19657b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryae208b11-1c4c-477e-9297-bbc4ed62c8ff

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Formação académica e projetos de práticas artísticas - pp. 29-36.pdf
Size:
4.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format