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Authors
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Abstract(s)
Objetivo: Avaliar o índice de dentes cariados, perdidos e obturados em dentição mista e definitiva em pré-adolescentes e adolescentes cegos ou com baixa visão.
Analisar o Índice de Placa (IP) e o Índice Gengival (IG) em pré-adolescentes e adolescentes cegos ou com baixa visão.
Analisar o Índice de Placa (IP) e Índice Gengival (IG) após educação e motivação de técnicas de higiene oral em pré-adolescentes e adolescentes cegos ou com baixa visão.
Materiais e Métodos: Avaliou-se o risco (CPOD), o Índice de Placa e o Índice Gengival antes de educar e motivar para a higiene oral e um mês depois, num grupo de 16 pré-adolescentes e adolescentes com cegueira ou baixa visão, alunos do Centro Helen Keller.
Discussão: Apenas 16 alunos reuniram as condições necessárias para participação no estudo em relação à amostra de 35 alunos que estava inicialmente prevista.
Resultados: Foi registado o valor de CPOD, 0,00 em 4 sujeitos da amostra, 0,10 em 6 sujeitos da amostra, tendo sido este o valor com maior expressividade. 0,20 em 2 sujeitos da amostra, 0,30 em 1 sujeito da amostra, 0,40 em 2 sujeitos da amostra e 0,5 em 1 sujeito da amostra, sendo o grupo considerado de baixo risco. Obteve-se um mês após a educação e motivação uma redução de 9,65% no Índice de Placa, e uma redução de 1,66% no Índice Gengival.
Conclusão: Houve uma melhoria nos valores obtidos na segunda observação em relação à primeira observação, pelo que se considera que uma boa educação e motivação para a higiene oral, conjuntamente com um bom acompanhamento por parte dos encarregados de educação, escola e pelo médico dentista, poderão efetivamente resultar em melhores condições de saúde oral de pré-adolescentes e adolescentes portadores de deficiência visual.
Materiais e Métodos: Avaliou-se o risco (CPOD), o Índice de Placa e o Índice Gengival antes de educar e motivar para a higiene oral e um mês depois, num grupo de 16 pré-adolescentes e adolescentes com cegueira ou baixa visão, alunos do Centro Helen Keller.
Discussão: Apenas 16 alunos reuniram as condições necessárias para participação no estudo em relação à amostra de 35 alunos que estava inicialmente prevista.
Resultados: Foi registado o valor de CPOD, 0,00 em 4 sujeitos da amostra, 0,10 em 6 sujeitos da amostra, tendo sido este o valor com maior expressividade. 0,20 em 2 sujeitos da amostra, 0,30 em 1 sujeito da amostra, 0,40 em 2 sujeitos da amostra e 0,5 em 1 sujeito da amostra, sendo o grupo considerado de baixo risco. Obteve-se um mês após a educação e motivação uma redução de 9,65% no Índice de Placa, e uma redução de 1,66% no Índice Gengival.
Conclusão: Houve uma melhoria nos valores obtidos na segunda observação em relação à primeira observação, pelo que se considera que uma boa educação e motivação para a higiene oral, conjuntamente com um bom acompanhamento por parte dos encarregados de educação, escola e pelo médico dentista, poderão efetivamente resultar em melhores condições de saúde oral de pré-adolescentes e adolescentes portadores de deficiência visual.
Description
Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
Keywords
Cegueira Baixa visão Higiene oral Medicina dentária