Publication
A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Vieira, Fernando | |
| dc.contributor.author | Azinheira, Susana | |
| dc.date.accessioned | 2021-07-28T10:52:00Z | |
| dc.date.available | 2021-07-28T10:52:00Z | |
| dc.date.issued | 2021-01-15 | |
| dc.description.abstract | Sendo o tema do estudo “A Perceção dos Estudantes Face aos Comportamentos de Ensino dos Seus Professores de Educação Física”, pretendeu-se analisar e descrever a forma como os estudantes do Ensino Básico percepcionam a escola e a disciplina de Educação Física, bem como, perceber como percepcionam os comportamentos de ensino dos seus professores de Educação Física. É fundamental perceber como os comportamentos dos professores de Educação Física influenciam na percepção que os estudantes têm dos mesmos, colocando a seguinte questão: “Qual a percepção dos estudantes sobre os comportamentos de ensino dos professores de Educação Física?”. Para o presente estudo utilizou-se uma metodologia de natureza quantitativa, realizada através da aplicação de um questionário. O questionário consiste em quatro partes: a primeira parte contém 14 questões sociodemográficas, a segunda parte consiste em 4 afirmações sobre escola/escolarização, na terceira parte temos 15 afirmações relativas à disciplina de Educação Física e por fim, a quarta parte corresponde aos comportamentos de ensino do professor, sendo constituída por 23 afirmações sobre a dimensão Clima, 16 sobre a dimensão Gestão/Organização, 14 sobre a dimensão Instrução e 7 sobre a dimensão Disciplina. Para a condução deste trabalho, procedeu-se ao envio dos questionários em 2 escolas da zona da Margem Sul do Tejo, aos estudantes do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, com o cuidado de ter sido mantido o seu anonimato e a confidencialidade das respostas. Sendo que os resultados indicam que na sua globalidade, os estudantes percecionam a escola e a disciplina de Educação Física de uma forma positiva. Considerando as quatro dimensões do estudo, os estudantes valorizam mais os comportamentos do professor que estão relacionados com as dimensões de Instrução e Clima de Aula. O presente estudo permitiu conhecer a perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino do professor, de modo a perceber se existe diferentes formas de perceção quanto ao género e à idade. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202733319 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/37218 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação física | pt_PT |
| dc.subject | Escola | pt_PT |
| dc.subject | Perceção | pt_PT |
| dc.subject | Atitude | pt_PT |
| dc.subject | Professor | pt_PT |
| dc.subject | Ensino | pt_PT |
| dc.title | A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física e Desporto nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
