Repository logo
 
Publication

A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Fernando
dc.contributor.authorAzinheira, Susana
dc.date.accessioned2021-07-28T10:52:00Z
dc.date.available2021-07-28T10:52:00Z
dc.date.issued2021-01-15
dc.description.abstractSendo o tema do estudo “A Perceção dos Estudantes Face aos Comportamentos de Ensino dos Seus Professores de Educação Física”, pretendeu-se analisar e descrever a forma como os estudantes do Ensino Básico percepcionam a escola e a disciplina de Educação Física, bem como, perceber como percepcionam os comportamentos de ensino dos seus professores de Educação Física. É fundamental perceber como os comportamentos dos professores de Educação Física influenciam na percepção que os estudantes têm dos mesmos, colocando a seguinte questão: “Qual a percepção dos estudantes sobre os comportamentos de ensino dos professores de Educação Física?”. Para o presente estudo utilizou-se uma metodologia de natureza quantitativa, realizada através da aplicação de um questionário. O questionário consiste em quatro partes: a primeira parte contém 14 questões sociodemográficas, a segunda parte consiste em 4 afirmações sobre escola/escolarização, na terceira parte temos 15 afirmações relativas à disciplina de Educação Física e por fim, a quarta parte corresponde aos comportamentos de ensino do professor, sendo constituída por 23 afirmações sobre a dimensão Clima, 16 sobre a dimensão Gestão/Organização, 14 sobre a dimensão Instrução e 7 sobre a dimensão Disciplina. Para a condução deste trabalho, procedeu-se ao envio dos questionários em 2 escolas da zona da Margem Sul do Tejo, aos estudantes do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, com o cuidado de ter sido mantido o seu anonimato e a confidencialidade das respostas. Sendo que os resultados indicam que na sua globalidade, os estudantes percecionam a escola e a disciplina de Educação Física de uma forma positiva. Considerando as quatro dimensões do estudo, os estudantes valorizam mais os comportamentos do professor que estão relacionados com as dimensões de Instrução e Clima de Aula. O presente estudo permitiu conhecer a perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino do professor, de modo a perceber se existe diferentes formas de perceção quanto ao género e à idade.pt_PT
dc.identifier.tid202733319pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37218
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectPerceçãopt_PT
dc.subjectAtitudept_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.titleA perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação físicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física e Desporto nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Susana Azinheira.pdf
Size:
2.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format