Publication
A autorregulação da aprendizagem em crianças do 1º CEB, pela perspetiva dos professores
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Coelho,, Ana Maria Sarmento, 1959- | |
| dc.contributor.author | Teixeira, Beatriz Pires | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-11T14:09:30Z | |
| dc.date.available | 2025-09-11T14:09:30Z | |
| dc.date.issued | 2025-04-03 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório final resulta do trabalho desenvolvido, após os estágios realizados, no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa I e II integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este relatório apresenta um trabalho que teve como objetivo primordial entender de que forma os professores do 1º ciclo encaram a autorregulação da aprendizagem dos seus alunos. Por conseguinte, foram definidos alguns objetivos mais específicos, nomeadamente conhecer as conceções dos professores sobre o conceito de autorregulação da aprendizagem, perceber qual a importância que os professores atribuem à autorregulação da aprendizagem em crianças do 1º ciclo do ensino básico, compreender de que forma o papel do professor influencia a autorregulação da aprendizagem e conhecer as suas práticas e estratégias para ajudar no processo de autorregulação da aprendizagem dos seus alunos. De acordo com os objetivos do estudo, optou-se por uma metodologia qualitativa de natureza interpretativa. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas estruturadas, e a análise dos dados efetuou-se recorrendo à técnica de análise de conteúdo. O estudo foi realizado num agrupamento de escolas do concelho de Coimbra, com o apoio de quatro docentes do 1º CEB. Os resultados obtidos sugerem que este grupo de docentes valoriza o papel do professor como orientador e mediador, destacando a importância de utilizar estratégias diversificadas e de promover um ambiente acolhedor e motivador, facilitando, assim, o desenvolvimento de competências autorregulatórias. Apesar dos desafios identificados, como a falta de recursos, a gestão do tempo, o currículo extenso ou o acesso desigual a ferramentas digitais, a autorregulação da aprendizagem é reconhecida como um fator determinante a alcançar para melhores resultados académicos, aprendizagens mais significativas e para fomentar atitudes positivas entre os alunos. | por |
| dc.description.abstract | This final report is the result of the work carried out, after the internships, as part of the curricular units Educational Practice I and II integrated in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB). This report presents a piece of work whose main objective was to understand how primary school teachers view the role of their students in the self-regulation process. Therefore, some more specific objectives were defined, namely to find out about teachers' conceptions of concept of self-regulation of learning, what importance teachers attach to self-regulation of learning in primary school children and how the teacher's role influences self-regulation of learning and to find out their practices and strategies to help the process of self regulation of their students' learning. In accordance with the objectives of the study, we opted for a qualitative methodology of an interpretative nature. Data was collected through structured interviews and analyzed using the content analysis technique. The study was carried out in a school grouping in the municipality of Coimbra, with the support of four primary school teachers. The results obtained suggest that this group of teachers values the role of the teacher as a guide and mediator, highlighting the importance of using diversified strategies and promoting a welcoming and motivating environment, this facilitating the development of self-regulatory skills. Despite the challenges identified, such as lack of resources, time management, the extensive curriculum or unequal access to digital tools, self-regulation of learning is recognized as a determining factor in achieving better results. | eng |
| dc.identifier.tid | 203999509 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/58647 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | Autorregulação | |
| dc.subject | Aprendizagem | |
| dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | |
| dc.subject | Self-Regulation | |
| dc.subject | Learning | |
| dc.subject | Elementary School | |
| dc.title | A autorregulação da aprendizagem em crianças do 1º CEB, pela perspetiva dos professores | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
