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A imagem organizacional como função estratégica do planeamento em comunicação

dc.contributor.advisorSobreira, Rosa Maria Campos, 1969-
dc.contributor.authorDimas, Rui Bernardes da Silva
dc.date.accessioned2016-04-06T09:32:13Z
dc.date.available2016-04-06T09:32:13Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste projeto consiste num exercício de operacionalização dos conceitos de imagem organizacional e planeamento estratégico da comunicação no contexto de uma PME. É um facto que, a imagem, é considerada um instrumento de competitividade nas relações das organizações e que a comunicação tem um papel nuclear no processo de construção de imagem. Mas, esta interdependência, nem sempre é considerada pelos gestores organizacionais. A imagem obtida por uma empresa é o reflexo do seu posicionamento sendo, por isso, fundamental perceber que imagem se pretende projetar e, ainda, pesquisar a imagem que os públicos têm, antes de desenvolver estratégias de comunicação para organização. É com base nesse conhecimento que os esforços comunicacionais da organização são realizados da maneira mais correta e coerente. Foi com base nesse princípio que neste trabalho se procurou, num primeiro momento, fazer uma análise de natureza comparativa sobre a imagem pretendida e a imagem pública da organização. Ou seja, pretende perceber-se se existe convergência entre a imagem percebida pelos públicos internos e a imagem percebida pelos públicos externos. Num segundo momento, procedeu-se ao diagnóstico das práticas de comunicação da organização. Os resultados indicaram que não existe uma clara convergência das imagens organizacionais entre os dois públicos estudados. Dos atributos identificados existe apenas coerência no que a descreve como “familiar”. Este atributo está enraizado, e face a estes resultados, defendemos que a aposta estratégica deve recair sobre a associação à “Inovação” e “Tradição” da organização, devem ser usados como eixos orientadores do planeamento da comunicação da organização. Para estes atributos serem vinculados a organização necessita de focar-se numa melhor definição dos seus canais de comunicação organizacionais e transmitir os atributos das imagens por estas vias.pt_PT
dc.identifier.tid201335506
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12913
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPlaneamento Estratégicopt_PT
dc.subjectImagem de Empresaspt_PT
dc.subjectComunicação Organizacionalpt_PT
dc.subjectGestão de Empresaspt_PT
dc.subjectEstudos de Casopt_PT
dc.titleA imagem organizacional como função estratégica do planeamento em comunicaçãopt_PT
dc.title.alternativeo caso da Cave Central da Bairradapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicação

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