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A implementação de e-Learning na formação contínua dos militares da Guarda Nacional Republicana. Estudo de Caso: Comando Territorial de Lisboa
datacite.subject.fos | Domínio/Área Científica | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pascoal Rosado, David Miguel | |
dc.contributor.author | GINETE SOBREIRA, LILIANA FILIPA | |
dc.date.accessioned | 2021-01-04T10:58:39Z | |
dc.date.available | 2021-01-04T10:58:39Z | |
dc.date.issued | 2020-09-30 | |
dc.date.submitted | 2021-01-04 | |
dc.description.abstract | As necessidades formativas sentidas no percurso profissional dos militares da Guarda Nacional Republicana, associadas às potencialidades do recurso às novas tecnologias constitui o núcleo desta investigação. A formação é um dos grandes desafios que as organizações atualmente enfrentam. A formação na Guarda Nacional Republicana desempenha um papel fundamental no serviço prestado pela Instituição, tornando-se clara a elevada importância da aquisição e manutenção de conhecimentos e competências para o desempenho das diversas funções. A formação associada ao e-Learning é hoje uma realidade presente em muitas organizações. A presente investigação tem como objetivo determinar a importância da ferramenta e-Learning para a formação contínua dos militares da Guarda Nacional Republicana. Neste âmbito, pretende-se caraterizar a importância da formação contínua, cujo objetivo é identificar e analisar as consequências da ferramenta, assim como o impacto do recurso às novas tecnologias na formação dos militares da Instituição, segundo um estudo de caso no Comando Territorial de Lisboa. O método que sustenta a investigação é o método dedutivo, que assenta numa lógica do geral para o particular. Para a consecução dos objetivos definidos, optou-se pela realização de entrevistas e de um inquérito por questionário, complementados com uma análise documental decorrente de pesquisa bibliográfica e de documentos institucionais. Assim, constata-se que a formação contínua possui uma elevada importância para o desenvolvimento profissional dos militares, uma vez que, promove a qualidade no serviço prestado, afetando positivamente as atividades diárias dos militares, incrementando o sucesso individual e, consequentemente, o sucesso organizacional. Conclui-se que o eLearning representa uma mais-valia para a formação contínua, visto que constitui um catalisador das potencialidades dos recursos humanos da Instituição. Em suma, o e-Learning influencia de forma positiva a formação contínua da Guarda Nacional Republicana, na medida em que contribui para o enriquecimento dos conhecimentos dos militares, desenvolvendo as suas competências profissionais e, consequentemente promove a qualidade e a adequabilidade dos mesmos, bem como o cumprimento da missão desta Instituição. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202530264 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/34519 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | e-Learning | pt_PT |
dc.subject | Formação contínua; | pt_PT |
dc.subject | Organizações. | pt_PT |
dc.title | A implementação de e-Learning na formação contínua dos militares da Guarda Nacional Republicana. Estudo de Caso: Comando Territorial de Lisboa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Academia Militar | |
thesis.degree.name | Mestrado em Administração da Guarda Nacional Republicana | pt_PT |