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Ativismo digital em Portugal: estratégias de comunicação e mobilização social

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O trabalho apresentado procura aprofundar o tema do Ativismo Digital, mais especificamente a forma como as organizações ativistas utilizam o meio digital para alcançar um público mais amplo e para junto dele divulgar a sua missão, trabalho, campanhas e projetos desenvolvidos. Em todo o mundo existem várias organizações ativistas com diferentes causas e propósitos e, ao estarem presentes no meio digital, vão ter vantagens, uma vez que podem alcançar um público à escala global e fazer com que este se interesse pelo trabalho desenvolvido pela organização, podendo passar a apoiar projetos futuros. De modo a alcançarem mais pessoas, as organizações recorrem às funcionalidades do meio digital, em particular das redes sociais, para divulgarem mensagens de teor ativista. Mais especificamente, este trabalho tem como objetivo compreender o panorama digital das organizações ativistas em Portugal. Para isso, recorreu-se à análise de conteúdo, de redes sociais e sites, e a entrevistas semiestruturadas com membros de várias organizações de âmbito nacional. Deste modo, foi possível concluir que o meio digital é fundamental para os propósitos das organizações. As funcionalidades e características deste meio permitem que as organizações transmitam rapidamente, e a um grande número de pessoas, mensagens de teor ativista, na tentativa de obter maior mobilização social.
The work presented seeks to deepen the theme of Digital Activism, more specifically the way activist organizations use the digital medium to reach a wider audience and to disseminate its mission, work, campaigns and projects developed with it. Throughout the world there are several activist organizations with different causes and purposes and, by being present in the digital environment, they will have advantages, since they can reach an audience on a global scale and make them interested in the work developed by the organization, allowing them to support future projects. In order to reach more people, organizations use the functionalities of the digital environment, in particular social networks, to disseminate messages of activist content. More specifically, this work aims to understand the digital panorama of activist organizations in Portugal. For this, it was used content analysis, social networks and websites, and semi-structured interviews with members of various national organizations. Thus, it was possible to conclude that the digital medium is fundamental for the purposes of organizations. The features and characteristics of this medium allow organizations to transmit quickly and to a large number of people messages of activist content, in an attempt to achieve greater social mobilization.

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Ativismo digital Redes sociais Organizações ativistas Mobilização social

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