Publication
Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo
dc.contributor.advisor | Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- | |
dc.contributor.advisor | Loff, Philippe Bernard, 1955- | |
dc.contributor.author | Pereira, Ana Raquel Bispo de Matos | |
dc.date.accessioned | 2016-04-18T14:40:02Z | |
dc.date.available | 2016-04-18T14:40:02Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto estagiária, elaborei o presente Relatório Final, dando ênfase às práticas educativas entre as duas valências de ensino, no qual se efetua também, uma análise e uma reflexão crítica das aprendizagens. Este trabalho inicia com a contextualização da prática no ambiente educativo em Educação Pré-Escolar. Também evidencia experiências que considerei importantes para a construção das minhas aprendizagens, tendo como base a crítica e a reflexão. Numa segunda parte destaco a experiência no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dando enfoque à contextualização da prática, neste contexto, bem como evidencio experiências que de uma forma ou de outra foram relevantes para o meu percurso. Assim, em ambas as experiências obtidas, graças às práticas educativas, desenvolvo o desenho e grafismo infantil, o modelo pedagógico Reggio Emilia, os benefícios do uso da metodologia de trabalho de projeto, as potencialidades da implementação de um projeto e, finalmente a tomada de consciência fonológica e o erro ortográfico. Com o objetivo de percecionar as opiniões e os sentimentos das crianças, enquanto intervenientes da ação educativa, também foi fomentado um trabalho investigativo direcionado unicamente para o Jardim de Infância. Na terceira e última parte, desenvolvo a importância que os educadores e professores dão face à transição entre as duas valências: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este presente trabalho tem também, a finalidade de descrever e analisar todo o percurso desenvolvido durante as práticas educativas, ampliando aspetos relevantes de todo o processo. A parte prática do meu percurso possibilitou-me a concretização dos saberes teóricos, adaptando-os aos contextos onde estive inserida. Nesta etapa, foram evidenciadas experiências únicas e úteis para a construção do meu ser enquanto profissional. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201333279 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13212 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.title | Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo | pt_PT |
dc.title.alternative | a construção de um puzzle | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |