Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
15.95 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do
Ensino Básico, enquanto estagiária, elaborei o presente Relatório Final, dando ênfase às práticas educativas entre as duas valências de ensino, no qual se efetua também, uma análise e uma reflexão crítica das aprendizagens. Este trabalho inicia com a contextualização da prática no ambiente educativo em Educação Pré-Escolar. Também evidencia experiências que considerei importantes para a construção das minhas aprendizagens, tendo como base a crítica e a reflexão. Numa segunda parte destaco a experiência no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dando enfoque à contextualização da prática, neste contexto, bem como evidencio experiências que de uma forma ou de outra foram relevantes para o meu percurso. Assim, em ambas as experiências obtidas, graças às práticas educativas, desenvolvo o desenho e grafismo infantil, o modelo pedagógico Reggio Emilia, os benefícios do uso da metodologia de trabalho de projeto, as potencialidades da implementação de
um projeto e, finalmente a tomada de consciência fonológica e o erro ortográfico. Com o objetivo de percecionar as opiniões e os sentimentos das crianças, enquanto intervenientes da ação educativa, também foi fomentado um trabalho investigativo direcionado unicamente para o Jardim de Infância.
Na terceira e última parte, desenvolvo a importância que os educadores e professores dão face à transição entre as duas valências: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este presente trabalho tem também, a finalidade de descrever e analisar todo o percurso desenvolvido durante as práticas educativas, ampliando aspetos relevantes
de todo o processo. A parte prática do meu percurso possibilitou-me a concretização dos saberes teóricos, adaptando-os aos contextos onde estive inserida. Nesta etapa, foram evidenciadas experiências únicas e úteis para a construção do meu ser enquanto profissional.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica