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Análise da secção F. Cidades e Comunidades Sustentáveis realizada pelo Grupo de Trabalho Cidades e Comunidades Sustentáveis
dc.contributor.author | Barros, F.M. | |
dc.contributor.author | Pinho, Pedro | |
dc.contributor.author | Ferreira, Rita | |
dc.date.accessioned | 2023-01-25T20:20:41Z | |
dc.date.available | 2023-01-25T20:20:41Z | |
dc.date.issued | 2022-02 | |
dc.date.updated | 2023-01-19T15:12:17Z | |
dc.description.abstract | Em muitos países, as universidades ou mais genericamente, as Instituições de Ensino Superior (IES), estão a assumir um papel cada vez mais ativo no desenvolvimento sustentável de uma região, contribuindo para a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades, agregando valor aos processos de desenvolvimento regional, difundindo o conhecimento e a inovação regional ( GUNI Network , 2020 ). O papel tradicional das IES como criadoras e disseminadoras de conhecimento está a mudar, adotando gradualmente modelos colaborativos de envolvimento cívico e participação da sociedade para apoiar as comunidades a enfrentar os diversos desafios societais e globais da sustentabilidade (EUA, 2014). De uma forma geral, este é um processo de cocriação que, idealmente, tira partido da colaboração e partilha de conhecimento entre vários atores regionais envolvendo a academia, indústria, autoridades públicas e os cidadãos/comunidade. Na prática, o papel e a influência que as IES têm sobre o desenvolvimento sustentável das cidades e das comunidades difere de região para região. O tipo de universidade, a realidade económica, as políticas regionais e a capacidade das organizações públicas e privadas locais de absorver e utilizar o conhecimento criado nas universidades, são fatores determinantes que refletem uma diversidade de soluções, processos e abordagens. Foi neste contexto, que o Grupo de Trabalho em Cidades e Comunidades Sustentáveis da Rede Campus Sustentável (RCS) aceitou o desafio de colaborar na elaboração do Inquérito de caracterização do Ensino Superior em Portugal no que diz respeito à sustentabilidade, centrando a sua participação na área de atuação, efetuando o levantamento e o estudo de soluções inovadoras e de exemplos de boas práticas sustentáveis que estão a ser implementadas de forma colaborativa na interação entre o Campus e as Cidades ou Comunidades. Qual o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na sustentabilidade urbana? Que projetos promovidos pelas IES se dirigem à comunidade local e promovem uma sociedade mais sustentável? Como fortalecer esta interação de forma colaborativa, na interação entre o Campus e as Cidades ou Comunidades. O estudo que se segue, corresponde à análise da seção F - Cidades e Comunidades Sustentáveis, um dos 11 temas do Inquérito realizado às Instituições de Ensino Superior Portuguesas promovida pela RCS, Portugal. De forma a manter o compromisso de confidencialidade assumido com as Instituições participantes, o reporte dos resultados da análise do inquérito aqui apresentado, vai ser disponibilizado de forma anonimizada e por isso sem a comparação direta entre IES participantes. | pt_PT |
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dc.identifier.isbn | 978-989-33-3247-4 | |
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dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/43364 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Rede Campus Sustentável, Portugal | pt_PT |
dc.subject | Smart Initiatives for a Sustainable Campus | pt_PT |
dc.subject | sustainability | pt_PT |
dc.subject | higher education | pt_PT |
dc.title | Análise da secção F. Cidades e Comunidades Sustentáveis realizada pelo Grupo de Trabalho Cidades e Comunidades Sustentáveis | pt_PT |
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oaire.citation.endPage | 65 | pt_PT |
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oaire.citation.title | Primeiro Diagnóstico Sobre a Implementação da Sustentabilidade no Ensino Superior em Portugal: Análise dos resultados de um inquérito. | pt_PT |
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