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Análise da secção F. Cidades e Comunidades Sustentáveis realizada pelo Grupo de Trabalho Cidades e Comunidades Sustentáveis

dc.contributor.authorBarros, F.M.
dc.contributor.authorPinho, Pedro
dc.contributor.authorFerreira, Rita
dc.date.accessioned2023-01-25T20:20:41Z
dc.date.available2023-01-25T20:20:41Z
dc.date.issued2022-02
dc.date.updated2023-01-19T15:12:17Z
dc.description.abstractEm muitos países, as universidades ou mais genericamente, as Instituições de Ensino Superior (IES), estão a assumir um papel cada vez mais ativo no desenvolvimento sustentável de uma região, contribuindo para a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades, agregando valor aos processos de desenvolvimento regional, difundindo o conhecimento e a inovação regional ( GUNI Network , 2020 ). O papel tradicional das IES como criadoras e disseminadoras de conhecimento está a mudar, adotando gradualmente modelos colaborativos de envolvimento cívico e participação da sociedade para apoiar as comunidades a enfrentar os diversos desafios societais e globais da sustentabilidade (EUA, 2014). De uma forma geral, este é um processo de cocriação que, idealmente, tira partido da colaboração e partilha de conhecimento entre vários atores regionais envolvendo a academia, indústria, autoridades públicas e os cidadãos/comunidade. Na prática, o papel e a influência que as IES têm sobre o desenvolvimento sustentável das cidades e das comunidades difere de região para região. O tipo de universidade, a realidade económica, as políticas regionais e a capacidade das organizações públicas e privadas locais de absorver e utilizar o conhecimento criado nas universidades, são fatores determinantes que refletem uma diversidade de soluções, processos e abordagens. Foi neste contexto, que o Grupo de Trabalho em Cidades e Comunidades Sustentáveis da Rede Campus Sustentável (RCS) aceitou o desafio de colaborar na elaboração do Inquérito de caracterização do Ensino Superior em Portugal no que diz respeito à sustentabilidade, centrando a sua participação na área de atuação, efetuando o levantamento e o estudo de soluções inovadoras e de exemplos de boas práticas sustentáveis que estão a ser implementadas de forma colaborativa na interação entre o Campus e as Cidades ou Comunidades. Qual o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na sustentabilidade urbana? Que projetos promovidos pelas IES se dirigem à comunidade local e promovem uma sociedade mais sustentável? Como fortalecer esta interação de forma colaborativa, na interação entre o Campus e as Cidades ou Comunidades. O estudo que se segue, corresponde à análise da seção F - Cidades e Comunidades Sustentáveis, um dos 11 temas do Inquérito realizado às Instituições de Ensino Superior Portuguesas promovida pela RCS, Portugal. De forma a manter o compromisso de confidencialidade assumido com as Instituições participantes, o reporte dos resultados da análise do inquérito aqui apresentado, vai ser disponibilizado de forma anonimizada e por isso sem a comparação direta entre IES participantes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-33-3247-4
dc.identifier.slugcv-prod-3122368
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/43364
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherRede Campus Sustentável, Portugalpt_PT
dc.subjectSmart Initiatives for a Sustainable Campuspt_PT
dc.subjectsustainabilitypt_PT
dc.subjecthigher educationpt_PT
dc.titleAnálise da secção F. Cidades e Comunidades Sustentáveis realizada pelo Grupo de Trabalho Cidades e Comunidades Sustentáveispt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage65pt_PT
oaire.citation.startPage59pt_PT
oaire.citation.titlePrimeiro Diagnóstico Sobre a Implementação da Sustentabilidade no Ensino Superior em Portugal: Análise dos resultados de um inquérito.pt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameBarros
person.givenNameManuel
person.identifier.ciencia-id9B1F-422C-3A2B
person.identifier.orcid0000-0002-5891-1371
person.identifier.scopus-author-id35809734100
rcaap.cv.cienciaid9B1F-422C-3A2B | Manuel Barros
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8559aa4-7a67-4357-9a01-cc3f2bd9e954
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