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Authors
Abstract(s)
Os estudos acerca da relação da indústria farmacêutica (IF) com a classe médica
são escassos, especialmente aqueles que analisam as preferências dos médicos
relativamente aos canais de comunicação utilizados para receber informação da IF e aos
seus efeitos na qualidade do relacionamento entre a IF e os médicos. Esta escassez é ainda
mais evidente no que toca a investigações aplicadas ao mercado português. Este estudo
tem como objetivo principal investigar o efeito dos canais de comunicação tradicionais e
digitais no compromisso dos médicos portugueses com a IF. A investigação inicia-se com
uma revisão da literatura ao marketing na IF, à satisfação, confiança e compromisso,
variáveis nucleares do marketing relacional e posteriormente aos canais de comunicação
utilizados pela IF. A partir destes constructos foi proposto um modelo de investigação e
realizado um estudo empírico, com uma amostra de 604 respondentes médicos, inscritos
na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos. Através do tratamento estatístico
dos dados, através da modelação de equações estruturais com a metodologia partial least
squares, foram validadas todas as hipóteses propostas, destacando-se que os canais de
comunicação tradicionais e digitais, se bem utilizados, têm uma influência positiva sobre
a satisfação e a confiança dos médicos e que estes dois construtos influenciam
positivamente o compromisso dos médicos com a IF. Os resultados permitem também
afirmar que, comparativamente com os canais de comunicação digitais, os tradicionais
exercem efeitos diretos mais fortes na confiança e na satisfação, para além de
apresentarem o efeito indireto mais forte sobre o compromisso. A partir dos resultados,
este estudo fornece várias contribuições académicas e empresariais. Em termos
académicos, destaca-se que este estudo permite perceber que canais de comunicação
proporcionam melhores resultados no relacionamento entre a IF e os médicos, no
contexto do mercado português, num paradigma de comunicação integrada de
marketing, em que a IF usa simultaneamente canais tradicionais e digitais, fornecendo
evidencias empíricas sobre a influência dos vários canais utilizados pela IF na satisfação,
confiança e compromisso dos médicos com a IF. Em termos empresariais, destaca-se que
este trabalho contribui para que os departamentos de marketing e comunicação das
companhias farmacêuticas saibam que canais devem ser priorizados no âmbito da sua
estratégia de relacionamento com os médicos, atendendo a que os efeitos alcançados são
diferenciados consoante a tipologia do canal.
Description
Keywords
Comunicação de Marketing Confiança Compromisso Satisfação Indústria Farmacêutica