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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
"Objetivo
Avaliar a existência de contágio emocional de ansiedade no par relacional encarregado de educação/criança.
Métodos
Foram inquiridas 41 crianças (3‐6 anos) e respetivos encarregados de educação, que compareceram a uma consulta de odontopediatria da Clínica Dentária Universitária Egas Moniz, com o recurso à aplicação de um questionário demográfico e de 2 instrumentos de medição de ansiedade, específicos de contextos de consultas médico‐dentárias; o Venham Picture Test modificado (crianças) e a versão portuguesa da Modified Dental Anxiety Scale (encarregados de educação). Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística na versão 21 do Statistical Package for the Social Sciences, nomeadamente recorrendo aos testes de Spearman's Roh, Shapiro‐Wilk e Mann‐Whitney, considerando‐se um nível de significância de 0,05.
Resultados
Constatamos que não existe uma correlação significativa entre a ansiedade vivenciada pelos EE e a ansiedade manifestada pelas crianças, sendo a maioria das crianças consideradas como livres de ansiedade (56,1%) e a maioria dos encarregados de educação considerada como moderadamente ansiosa (56,1%). No mesmo registo, assinalamos o facto das crianças, em ambos os grupos, se manifestarem ligeiramente mais ansiosas nas consultas de controlo.
Conclusão
Apesar de não se verificar a existência de contágio emocional para a amostra estudada, é inegável a existência da problemática da ansiedade, nomeadamente quando equacionada no âmbito de consultas de medicina dentária."
Description
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Versão depositada: "in Press, corrected proof ".
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Keywords
Odontopediatria Ansiedade dentária Psicologia infantil Pais Criança em idade pré-escolar
Citation
Publisher
Elsevier