Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As práticas de liderança dos(as) diretores(as) de escolas públicas da margem sul do Tejo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação-PDF.pdf1.28 MBAdobe PDF Download
Dissertação-PDF.pdf1.28 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No atual contexto das políticas educativas, onde se discutem os valores da cidadania e da participação democrática, assim como, os valores da gestão e da eficácia técnica, as funções de liderança e de gestão ganham destaque e importância. A problemática associada às práticas de liderança em organizações escolares é um assunto atual e muitas vezes controverso, especialmente se pretendermos distinguir essas mesmas práticas por género ou por outra variável distintiva. Este estudo, baseia-se no modelo construído por Kouzes e Posner e teve como principal objetivo caracterizar e identificar as práticas de liderança utilizadas por seis Diretores das Escolas Públicas da Margem Sul do Tejo. Para o enquadramento teórico do estudo, efetuou-se uma revisão de literatura sobre a temática da liderança nas organizações escolares e no contexto normativo educacional português. A nível de métodos de investigação, a recolha de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas aos seis diretores dos Agrupamentos de Escolas Públicas da Margem Sul do Tejo escolhidos e identificados adiante, numa abordagem qualitativa assente em estudo de caso múltiplo, e os dados tratados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que os Diretores de Escola participantes no estudo: no que concerne ao papel do género na liderança, divergiram nos posicionamentos, não se conseguindo, por isso, concluir sobre as diferenças no que concerne ao género; no que concerne ao estilo de liderança, percecionam-na como democrática, inovadora, partilhada e credível, o que converge com as cinco práticas de liderança postuladas pelo Modelo de Kouzes e Posner.
Among the different levels of school administration and organization, the field of management and leadership stood out as one of the most dilemmatic and controversial in the current context of educational policies, precisely because it represents the space where they dispute and intersect, on the one hand , the values of citizenship and democratic participation, and, on the other hand, the values of management and technical efficiency. The main objective of this investigation was to characterize and identify the leadership practices used by six Principals of Public Schools on the South of Tagus river, according to the model developed by Kouzes and Posner. For the theoretical framework of the study, a literature review was carried out on the issue of leadership, with emphasis on school organizations. The analysis of leadership in the Portuguese educational normative context was also deepened, through the study of the legislation existing since 1974 (period after the April Revolution, in Portugal). Data collection was carried out through semi-structured interviews with the six principals of the Groups of Public Schools of the Margem Sul do Tejo chosen and identified below. They were treated according to the content analysis technique. The obtined results alow us to conclud that the school principals, participants on the study: with regard to the gender role of leadership , diverged in the placements, not being able, to conclude about the diferences with regard to gender concerns; in terms of leadership style, perceive it as democratic, innovative, shared and credible, in what converges with the five practics of lidership postulated by Kouzes and Posner model

Description

Keywords

Diretores Práticas de Liderança Modelo dos autores Kouzes e Posner Autonomia Directors Leadership Practices Authors' models Kouzes and Posner Autonomy

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue