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Sistema de avaliação de desempenho de docentes: perceções e contributos

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Abstract(s)

O presente estudo foi realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Gestão e Administração de Escolas, sendo o tema: “Sistema de Avaliação de Desempenho de Docentes: perceções e contributos”. Tendo consciência da insatisfação dos docentes face a um Sistema de Avaliação de Desempenho desatualizado e gerador de conflitos, este estudo pretende conhecer e caracterizar a perceção e os contributos dos docentes integrados no Agrupamento de Escolas D. João I e Agrupamento de Escolas José Afonso, pertencentes ao Concelho da Moita, sobre o Sistema de Avaliação de Desempenho de Docentes. Atendendo aos objetivos delineados, optou-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa. Trata-se de um estudo de caso, em que o inquérito por questionário foi o instrumento utilizado para a recolha de dados e foi aplicado, posteriormente ao pedido de autorização à Direção dos Agrupamentos, aos docentes que no ano letivo 22/23 exerciam funções nesses estabelecimentos. O questionário é composto por questões fechadas, com recurso à escala tipo Likert, e por 4 questões abertas. Os dados recolhidos foram analisados descritivamente e, no caso das respostas abertas, procedeu-se à análise de conteúdo e categorização das mesmas. De um modo geral, os resultados obtidos corroboram o que a literatura nos diz sobre a temática, nomeadamente, que os docentes desconhecem a legislação em vigor, que desempenham a função de avaliador sem agrado e que sentem que não é valorizada pelos pares. Conclui-se, ainda, que os docentes percecionam que o relatório de autoavaliação não é um instrumento fulcral no resultado da sua avaliação. No que concerne aos contributos, a diminuição do número de escalões da carreira docente e a integração de todos os coordenadores de departamento na Secção de Avaliação de Desempenho de Docentes são alguns dos mais relevantes. É fulcral e emergente que se proceda a alterações legislativas, de forma a assegurar um Sistema de Avaliação mais justo, claro, transparente e com o qual os docentes se revejam.
This study was conducted as part of a Master's Degree in School Management and Administration, focusing on "Teacher Performance Evaluation Systems: Perceptions and Contributions." Recognizing teachers' dissatisfaction with an outdated and conflict-generating Performance Evaluation System, this study aims to understand and characterize the perceptions and contributions of teachers in the D. João I and José Afonso school groups, located in the Moita municipality, regarding the Teacher Evaluation System (SAD). Given the outlined objectives, both quantitative and qualitative approaches were employed. The study is case-based, using a questionnaire to collect data, administered to teachers in the 2022/23 academic year after receiving authorization from the School Directorate. The questionnaire consists of closed questions using the Likert scale, and four open questions. Data were statistically processed in Excel, and content analysis and categorization were performed for open-ended responses. Generally, the results align with existing literature, indicating that teachers are unaware of current legislation, perform the evaluator role reluctantly, and feel undervalued by peers. Furthermore, teachers perceive that the self-assessment report is not crucial to their evaluation outcome. Regarding contributions, reducing the number of career levels for teachers and integrating all department coordinators into the Teacher Performance Evaluation Section are some of the most relevant. It is crucial and urgent to proceed with legislative changes to ensure a fairer, clearer, more transparent evaluation system that teachers can identify with.

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Avaliação Desempenho de Docente Perceção Contributos Evaluation Teacher Performance Perception Contributions

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