Repository logo
 
Publication

Relação Professor-Aluno na Educação Pública de Presidente Sarney, Maranhão: Impactos e Oportunidades

dc.contributor.authorCosta, Benício Pinto da
dc.date.accessioned2024-10-31T16:30:22Z
dc.date.available2024-10-31T16:30:22Z
dc.date.issued2024-10-29
dc.description.abstractA pesquisa realizada teve como foco investigar o relacionamento entre professores e alunos nas escolas públicas do município de Presidente Sarney, localizado no Estado do Maranhão, com ênfase na influência da afetividade nessa relação e suas implicações no contexto educacional. O estudo abordou alunos do Ensino Fundamental Menor (do 3º ao 5º ano) e professores que atuam nesses níveis de ensino. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a percepção dos alunos sobre a relação professor-aluno e a influência da afetividade na aprendizagem, bem como investigar como os professores percebem essa relação e suas implicações. A pesquisa foi conduzida por meio de diferentes instrumentos, incluindo questionários fechados, entrevistas semi-estruturadas e observações em sala de aula. Os resultados obtidos revelaram aspectos importantes sobre o relacionamento entre professores e alunos na região estudada. Os alunos demonstraram uma percepção positiva em relação à qualidade da relação com seus professores, destacando a importância de se sentirem valorizados e apoiados em seu processo de aprendizagem. Além disso, a afetividade foi apontada como um fator relevante para o engajamento dos alunos na escola. Os professores, por sua vez, reconheceram a importância da relação professor-aluno para o desempenho acadêmico, destacando a necessidade de estabelecer um ambiente de confiança e respeito mútuo. No entanto, eles também enfrentaram desafios na manutenção dessa relação, como dificuldades de comunicação e conflitos de comportamento. As implicações da pesquisa apontam para a relevância de promover relações afetivas e saudáveis entre professores e alunos, reconhecendo seu impacto positivo no ambiente escolar e no processo de aprendizagem. Além disso, os resultados sugerem a importância de investimentos em formação de professores para aprimorar suas habilidades de comunicação e gestão de conflitos.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid203716361
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52681
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectsupervisãopt_PT
dc.subjectrelação pedagógicapt_PT
dc.subjecteducaçãopt_PT
dc.titleRelação Professor-Aluno na Educação Pública de Presidente Sarney, Maranhão: Impactos e Oportunidadespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
BENICIO COSTA - DISSERTAÇÃO - Mar2024 (003).pdf
Size:
1.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: