| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 5.94 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
The increasing complexity of threats to ports and maritime infrastructure calls for innovative approaches. This dissertation examines the role of Unmanned Vehicles (UxVs) in the protection of Sines Harbour, one of Portugal’s largest deep-water ports, considering both a security role during routine port operations and a defensive role in the event of an external attack by state or non-state actors.
The study begins with a review of NATO doctrine on Harbour Protection and the legal framework related to Port Security. An analysis of classification methods for all types of unmanned systems (UAVs, USVs, UUVs and UGVs) is presented, along with an assessment of their employment in recent conflicts and in leading international ports (Antwerp, Los Angeles and Haifa).
The research also includes a detailed assessment of Sines Harbour, covering meteorological characteristics, security posture, criticality, threat and vulnerability assessments, complemented by expert interviews on the application of UxVs in both security and defence contexts. A tailored employment concept for UxVs in Sines is proposed, with specific operational requirements for each system type. This proposed model focuses on security applications.
The results highlight the potential of UxVs to enhance the overall protection of Sines Harbour, particularly in surveillance, persistent coverage and threat response, while also identifying challenges related to interoperability and operational procedures.
A crescente complexidade das ameaças às infraestruturas portuárias e marítimas exige abordagens inovadoras. Esta dissertação analisa o papel dos Veículos Não Tripulados na proteção do Porto de Sines, um dos maiores portos de águas profundas de Portugal, considerando tanto o seu emprego em funções de segurança durante operações portuárias de rotina, como em funções de defesa perante um ataque externo por atores estatais ou não estatais. O estudo inicia-se com uma revisão da doutrina da NATO sobre Proteção Portuária e do enquadramento legal aplicável à segurança portuária. É apresentada uma análise abrangente dos métodos de classificação dos diversos tipos de veículos não tripulados (UAVs, USVs, UUVs e UGVs), bem como uma avaliação da sua utilização em conflitos recentes e em portos internacionais de referência (Antuérpia, Los Angeles e Haifa). A investigação inclui uma avaliação detalhada do Porto de Sines, que abrange características meteorológicas, postura de segurança, análise de infraestruturas, bem como avaliações de ameaças e vulnerabilidades, complementada por entrevistas a peritos sobre a aplicação de UxVs em contextos de segurança e defesa. É proposto um conceito de emprego de UxVs especialmente adaptado para o Porto de Sines, com requisitos operacionais para cada tipo de sistema. Este modelo proposto foca-se apenas na componente de segurança. Os resultados evidenciam o elevado potencial dos UxVs para reforçar a proteção do Porto de Sines, especialmente nas áreas de vigilância, cobertura persistente e resposta a ameaças, identificando igualmente desafios relacionados com a interoperabilidade e os procedimentos operacionais.
A crescente complexidade das ameaças às infraestruturas portuárias e marítimas exige abordagens inovadoras. Esta dissertação analisa o papel dos Veículos Não Tripulados na proteção do Porto de Sines, um dos maiores portos de águas profundas de Portugal, considerando tanto o seu emprego em funções de segurança durante operações portuárias de rotina, como em funções de defesa perante um ataque externo por atores estatais ou não estatais. O estudo inicia-se com uma revisão da doutrina da NATO sobre Proteção Portuária e do enquadramento legal aplicável à segurança portuária. É apresentada uma análise abrangente dos métodos de classificação dos diversos tipos de veículos não tripulados (UAVs, USVs, UUVs e UGVs), bem como uma avaliação da sua utilização em conflitos recentes e em portos internacionais de referência (Antuérpia, Los Angeles e Haifa). A investigação inclui uma avaliação detalhada do Porto de Sines, que abrange características meteorológicas, postura de segurança, análise de infraestruturas, bem como avaliações de ameaças e vulnerabilidades, complementada por entrevistas a peritos sobre a aplicação de UxVs em contextos de segurança e defesa. É proposto um conceito de emprego de UxVs especialmente adaptado para o Porto de Sines, com requisitos operacionais para cada tipo de sistema. Este modelo proposto foca-se apenas na componente de segurança. Os resultados evidenciam o elevado potencial dos UxVs para reforçar a proteção do Porto de Sines, especialmente nas áreas de vigilância, cobertura persistente e resposta a ameaças, identificando igualmente desafios relacionados com a interoperabilidade e os procedimentos operacionais.
Description
Keywords
Harbour Protection Unmanned Vehicles Port Security Maritime Infrastructure Proteção Portuária Veículos não Tripulados Segurança Portuária Infraestruturas Portuárias
