Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O trabalho em equipa: relações de cooperação entre educadores de infância e auxiliares de ação educativa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório versão definitiva.pdf971.06 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este Relatório de Estágio tem como tema o Trabalho em Equipa, abordado naturalmente no contexto em que estou a formar-me, a Educação de Infância. Trata-se de uma investigação elaborada a partir da articulação entre os fundamentos teóricos que estudei, as realidades que encontrei nos estágios e, claro, a minha subjetividade, assente naquilo que sou enquanto pessoa e nas minhas experiências profissionais anteriores. Guiada pelo paradigma interpretativo, a metodologia qualitativa e baseada na investigação-ação, procurei conhecer as equipas onde estive integrada e com as quais trabalhei, perceber como interagiam e funcionavam. Privilegiei como técnicas de recolha de dados, a observação participante e não participante, as notas de campo, os inquéritos por questionário e a análise documental. Foram estas técnicas que me permitiram compreender o trabalho em equipa e fazer as propostas de intervenção. Neste âmbito, esta investigação procura compreender a importância do trabalho em equipa e de cada membro elemento desenvolvimento do trabalho pedagógico de sala, para idealizar uma forma de melhorar a sua dinâmica e comunicação em equipa, com o objetivo de alicerçar um trabalho reflexivo, honesto, fundamentado e coerente, assente em princípios pedagógicos comuns a todos e com a mesma finalidade de contribuir ativamente para o desenvolvimento holístico e aprendizagem das crianças.
This report of training course has as its theme the teamwork, approached naturally in the context in which I'm graduating, Childhood Education. It is an investigation elaborated from the articulation between the theoretical foundations that I studied, the realities found in stages and, of course, my subjectivity, based on what I am as a person and in my previous professional experiences. Guided by the interpretive paradigm and qualitative methodology of action research, I tried to know where I've been integrated teams and with which I worked, understand how they interacted and worked together. I have privileged as data collection techniques, participant and non-participant observation, field notes, questionnaire surveys and documentary analysis. It was these techniques that allowed me to understand teamwork and make proposals for intervention. In this context, this research seeks to understand the importance of teamwork and each element of the pedagogical team in the development of classroom pedagogical work, to devise a way to improve their dynamic and team communication, aiming to build a reflective work, honest, reasoned and consistent, based on pedagogical principles common to all and with the same purpose of contributing actively to the holistic development and learning of the children.

Description

Keywords

Trabalho em equipa Cooperação Participação Integração Comunidades de prática Escolas aprendentes Educação de infância Teamwork Cooperation Participation Integration Communities of practice Learning institucions Childhood education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue