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A Formação de Formadores e a Qualidade do Ensino nas Forças Armadas Angolanas

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O presente trabalho insere-se no projeto de investigação “A Formação de Formadores e a Qualidade de Ensino nas Forças Armadas Angolanas (FAA)”, do Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM). O “benchmarking” efetuado nesta investigação, consiste na realização de um estudo comparativo do sistema de formação militar em Angola com sistemas de formação de países amigos com larga experiência neste domínio, e que possam ser tomados como referência. Esta análise comparativa permite compreender quais os desafios e indicadores para uma formação de formadores com a qualidade e competências requeridas. O estudo carateriza a formação de formadores nas FAA e analisa o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do ensino nas FAA. Aferiremos também um conjunto de contributos e recomendações para propor um modelo de formação passível de aumentar o rendimento, eficácia e eficiência do modelo das FAA. Pela abrangência do tema, o trabalho será delimitado, perseguindo o objetivo de responder às questões associadas, nomeadamente saber quais os desafios para conseguir qualidade na formação dos formadores das FAA. Assim, será fundamental uma apreciação e análise de modelos de Sistemas de Formação (SF) cujos Sistemas de Qualidade satisfazem os “clientes” e a organização, com o fim único de criar condições para a transmissão de conhecimentos que garantam o desenvolvimento do conhecimento sustentado das FAA, face ao rápido avanço técnico e tecnológico, de modo a ombrear, de forma igual, com organizações de referência na região e no mundo. O trabalho apresenta vários conceitos e definições da formação, ensino, educação, instrução e qualificação, entre outras, recorrendo à consulta e revisão de literatura especializada e de artigos científicos. Com vista a um melhor entendimento sobre o atual estado da formação de formadores e da qualidade do ensino militar em Angola, foram realizadas entrevistas a dirigentes das FAA e à chefia do Sistema de Ensino Militar (SEM) nos três ramos, bem como a alguns oficiais especialistas das Forças Armadas Portuguesas (FFAA). Procedemos ainda à análise de alguns documentos orientadores, como sejam: o Plano Geral de Formação (PGF), também designado de Plano Geral de Ensino (PGE); O Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN) e o Conceito Estratégico Militar (CEM), quer das FAA, quer das FFAA. A par destes instrumentos, identificamos as vulnerabilidades do sistema e as oportunidades que se deparam ao SF, bem como os desafios a abordar no presente e no futuro próximo. O presente trabalho de investigação constitui-se como um exercício de reflexão, centrado no ensino, na formação e na qualidade, virado para as competências fundamentais do formador. As entrevistas, a revisão literária de artigos, selecionada e especializada, contribuíram para a obtenção dos indicadores e matrizes orientadoras para a montagem de um Sistema de Formação de Qualidade em que o formador se constitui como facilitador de todo o processo. Analisaram-se as lacunas existentes, em termos de meios e processos, culminando com a apresentação de propostas de melhoria para colmatar essas lacunas e contribuir para umas FAA melhor preparadas para enfrentar os desafios do futuro. Abstract: This work is part of the research project “The Formation of Instructors and Teaching Quality in the Angolan Armed Forces (FAA)" at the Military Command and Staff Institute (IESM). The “benchmarking” performed in this research, was a comparative study of the military education system in Angola, with reference military training systems of friendly countries with extensive experience. This comparative analysis allows us to understand what challenges and indicators are necessary for a high quality and competent training of instructors. The study characterizes the training of instructors in the FAA, and analyzes the Quality Management instruction and teaching System (QMS) of the FAA. We also evaluate a set of inputs and recommendations to propose a model capable of increasing the effectiveness and efficiency of the FAA training model. The work will be delimited, pursuing the goal of responding to the main issues, in particular to know what are the challenges to achieve high quality in training of the FAA trainers. Thus, an assessment will be critical. The analysis of Training Systems models and Quality Systems which meet the "customers" and the organization needs, with the sole purpose of creating conditions for the transmission of knowledge and to ensure the development of sustainable knowledge of the FAA, in a world of rapid technical and technological advancement, in order to rub shoulders, equally, with reference Armed Forces in the region and worldwide. The paper presents several concepts and definitions of training, teaching, education, instruction and qualification, among others, using relevant documentation, review of specialized literature and scientific articles. With a view to better understand the current state of instruction and training of instructors and quality of military education in Angola, some interviews were also conducted to FAA leaders and heads of the Military Training System (SEM) in the three branches, and also with some expert officers in the Portuguese Armed Forces. We also proceed with the analysis of guiding documentation, such as: the General Training Plan (PGF), also called the General Teaching Plan (EMP); The Strategic Concept for National Defense (CEDN) and, finally the Military and Strategic Concepts (EMC) of the armed forces. In addition to these instruments, we have also identified the system vulnerabilities and opportunities, and also identified the challenges to be addressed now and in the near future.

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Formação Formador Qualidade Ensino Sistemas de ensino e formação Processos formativos Education and formation systems Education processes

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