Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.61 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Enquadramento: A informação em Enfermagem é relevante para a governação na saúde, não apenas pela componente legal e ética dos sistemas de informação, mas pela sua importância para as decisões clínicas, para a continuidade e qualidade de cuidados, para a gestão, formação, investigação e apoio no processo de tomada de decisão (Ordem dos Enfermeiros, 2007). Os registos de enfermagem em ambiente perioperatório devem documentar todas as etapas do percurso da pessoa desde o pré, intra até ao pós-operatório. Este registo deve realçar as necessidades de cuidados, as intervenções de enfermagem e os resultados obtidos (Pinheiro & Costa, 2014). Em ambiente perioperatório a documentação de enfermagem inadequada pode prejudicar os resultados das pessoas e até mesmo conduzir a ações legais, ressaltando a necessidade de estratégias para melhorar sua qualidade (Sydykova et al., 2023). Em ambientes altamente complexos e tecnológicos, característico do ambiente perioperatório, em que a pessoa permanece por um curto período de tempo, a necessidade de documentar aumenta, assim como, aumenta a dificuldade de realizar registos que refletem a prática assistencial diferenciada.
Objetivo: Mapear a evidência científica dos fatores que interferem na realização da documentação dos enfermeiros no bloco operatório
Metodologia: Realizou-se uma Scoping Review (ScR) com base na questão PCC, “Quais são os fatores que interferem na realização de documentação de enfermagem no bloco operatório” e o objetivo da revisão. Definiu-se como Population (P): enfermeiros do perioperatório, Concept (C): registos de enfermagem, Context (C): bloco operatório. Foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde – DeCS, compatível com Medical Subject Headings – MeSH: “nursing record” OR “nursing records” e “perioperative nursing”. Com recurso a estes descritores foi realizada a pesquisa em diversas bases de dados, nomeadamente: PubMed; Web of Science; RCAAP; CINAHL Complete, MEDLINE, Nursing & Allied health Collection, Cochrane Database of Systematic reviews, Library, Information Science & Technology Abstracts, MedicLatina [via EBSCO]). Foram definidos os seguintes critérios de inclusão: estudos escritos em português, inglês e espanhol com full text disponível e publicados no limite temporal entre 2019 e 2024. Foram considerados estudos primários, quantitativos, qualitativos, mas também revisões sistemáticas da literatura, revisões da literatura, artigos de opinião relevantes de peritos da área e a literatura cinzenta que aborda esta problemática. Foram excluídos estudos escritos nas restantes línguas citadas previamente, fora do limite temporal estabelecido e que não respondiam à questão de investigação.
Resultados: Como resultado da pesquisa foram identificados um total de 198 artigos, dos quais 5 foram excluídos por se encontrarem repetidos, 173 foram excluídos por leitura de título e resumo, resultando em 20 artigos para análise integral. Após leitura integral dos 20 artigos, foram excluídos 14, restando 6 artigos incluídos na análise global. A análise dos estudos incluídos nesta revisão permite agrupar os fatores que interferem na documentação de enfermagem no bloco operatório nas seguintes categorias: fatores relacionados o fluxo de trabalho e carga de trabalho; importância que os enfermeiros atribuem à realização da documentação e a sua perceção sobre o tempo despendido na realização da documentação em comparação com o tempo real despendido; fatores culturais da instituição; relações interpessoais; ausência de padronização e uniformização da documentação; ergonomia da sala cirúrgica; múltiplos aplicativos de documentação e pouco intuitivos; ausência de educação e formação profissional sobre a documentação.
Conclusão: A documentação no ambiente complexo do perioperatório é profundamente importante, uma vez que, garante a qualidade e segurança dos cuidados prestados, bem como, contribui para a continuidade dos mesmos. Contudo, existem múltiplas barreiras que comprometem a concretização da documentação. A realização desta revisão permitiu identificar múltiplos fatores com impacto na execução da documentação pelos enfermeiros do perioperatório. A elevada carga de trabalho foi o fator transversal à maioria dos estudos incluídos. Por outro lado, a perceção dos enfermeiros sobre o tempo real consumido na efetivação dos registos e a relevância atribuída à documentação, foram, igualmente, fatores que influenciaram a qualidade e a realização dos registos de enfermagem.
Description
Keywords
Documentação em Enfermagem Enfermagem Perioperatória Bloco Operatório
Citation
Publisher
Escola Superior de Saúde Norte Cruz Vermelha Portuguesa