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A questão da indisciplina e dos problemas de comportamento é familiar a todos aqueles que
estão envolvidos no processo educativo e é vista como limitadora do sucesso académico e fonte de
perturbação e desgaste desnecessário por parte na comunidade escolar.
No entanto, esta realidade não se esfuma ao sairmos os portões da escola. Ela continua para
além desse contexto mais restrito, sendo fonte de preocupações não só para as famílias (ou
instituições de acolhimento), mas também para a comunidade em geral, devendo tornar-se, por isso,
motivo de uma efetiva reflexão.
O estudo aqui apresentado, centrado nos problemas de comportamento, passou pela
implementação de um plano de mudança comportamental, visando um aluno específico, tendo em
atenção os vários contextos onde ele se inseria. Assim, fomentou-se uma alteração das práticas
docentes na interação educativa e na organização e gestão da sala de aula, e introduziram-se
medidas no lar onde este jovem residia. Simultaneamente, estreitou-se a colaboração entre a escola
e a família/instituição com vista à melhoria das competências sociocomportamentais do aluno em
causa.
Os resultados obtidos acabaram por ir ao encontro da nossa pretensão – uma mudança
comportamental sustentada – fruto, nomeadamente, de uma cooperação entre agentes educativos e
da complementaridade dos procedimentos e estratégias selecionadas. Neste sentido, a intervenção
realizada pode considerar-se numa linha de análise sistémica.
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Keywords
Inclusão Problemas de Comportamento Institucionalização Relação EscolaFamília Inclusion Behavior problems Institutionalization School-Family relationship
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Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra