Repository logo
 
Publication

A aquisição de novos significados na educação pré-escolar através da escuta ativa

dc.contributor.advisorBaptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
dc.contributor.authorSilva, Rute da Encarnação Oliveira
dc.date.accessioned2020-01-28T12:44:27Z
dc.date.available2020-01-28T12:44:27Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO relatório final apresentado descreve um trabalho de campo, realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa I, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Trata-se de um projeto que foi desenvolvido em contexto pré-escolar, num jardim de infância que se baseia na abordagem Reggio Emilia e utiliza a metodologia de trabalho de projeto. O trabalho de campo teve como foco principal a aquisição de novos significados na educação pré-escolar com o contributo do projeto das minhocas onde a escuta teve um papel central. Neste sentido, através do projeto das minhocas, um grupo de doze crianças participou em diversos momentos ao longo do projeto, alguns espontâneos e outros planeados pela autora do relatório onde a escuta e a partilha eram a base dos mesmos. Nestes momentos, o vocabulário das crianças foi desenvolvido assim como a aquisição de novos significados. Foram realizadas diversas descobertas utilizando estratégias como a observação de imagens, experiências, observação com lupa e análise de livros e imagens. Após conclusão do projeto, as crianças comentaram o mesmo e mencionaram o que aprenderam, tornando-se notório que existiu uma aquisição de novos significados, uma vez que a utilização dos mesmos era recorrente no dia a dia. No decorrer do projeto, os momentos de partilha tornaram-se fundamentais para consolidar as aprendizagens, uma vez que existia a partilha de conhecimentos assim como a discussão de opiniões favorecendo o desenvolvimento linguístico das crianças. Este é um trabalho que pode ser realizado facilmente, tendo sempre em consideração os interesses e motivações das crianças, e para isso é fundamental que a escuta seja uma constante pois é através dela que conhecemos cada criança.pt_PT
dc.identifier.tid202381390pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31110
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscuta Ativapt_PT
dc.subjectTrabalho de Campopt_PT
dc.subjectProjetopt_PT
dc.subjectAquisição de Linguagempt_PT
dc.subjectNovos Significadospt_PT
dc.subjectConceitospt_PT
dc.titleA aquisição de novos significados na educação pré-escolar através da escuta ativapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RUTE_SILVA.pdf
Size:
1010.6 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: