Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1010.6 KB | Adobe PDF |
Abstract(s)
O relatório final apresentado descreve um trabalho de campo, realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa I, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Trata-se de um projeto que foi desenvolvido em contexto pré-escolar, num jardim de infância que se baseia na abordagem Reggio Emilia e utiliza a metodologia de trabalho de projeto. O trabalho de campo teve como
foco principal a aquisição de novos significados na educação pré-escolar com o contributo do projeto das minhocas onde a escuta teve um papel central. Neste sentido, através do projeto das minhocas, um grupo de doze crianças participou em diversos momentos ao longo do projeto, alguns espontâneos e outros planeados pela autora do relatório onde a escuta e a partilha eram a base dos mesmos. Nestes momentos, o
vocabulário das crianças foi desenvolvido assim como a aquisição de novos significados. Foram realizadas diversas descobertas utilizando estratégias como a observação de imagens, experiências, observação com lupa e análise de livros e imagens. Após conclusão do projeto, as crianças comentaram o mesmo e mencionaram o que aprenderam, tornando-se notório que existiu uma aquisição de novos
significados, uma vez que a utilização dos mesmos era recorrente no dia a dia. No decorrer do projeto, os momentos de partilha tornaram-se fundamentais para consolidar as aprendizagens, uma vez que existia a partilha de conhecimentos assim como a discussão de opiniões favorecendo o desenvolvimento linguístico das crianças. Este é um trabalho que pode ser realizado facilmente, tendo sempre em consideração os interesses e motivações das crianças, e para isso é fundamental que a escuta seja uma constante pois é através dela que conhecemos cada criança.
Description
Keywords
Escuta Ativa Trabalho de Campo Projeto Aquisição de Linguagem Novos Significados Conceitos