Repository logo
 
Publication

INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

dc.contributor.advisorFerreira, Marco
dc.contributor.authorGonçalves, Cláudia
dc.date.accessioned2021-02-25T18:19:44Z
dc.date.available2021-02-25T18:19:44Z
dc.date.issued2018-10-24
dc.date.submitted2018-09-10
dc.description.abstractA escola inclusiva é um espaço onde todas as crianças aprendem juntas, com as mesmas oportunidades e é essencial existir condições para tal. Este estudo incidiu nas perspetivas dos educadores de infância sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em salas do pré-escolar. Os educadores, apoios especializados, pares e toda a comunidade estão envolvidos neste processo de aprendizagem. Deste modo, a investigação realizada assenta numa abordagem qualitativa com os seguintes objetivos de investigação: compreender as representações sobre a inclusão na perspetiva dos educadores de infância; compreender as metodologias de ensino e as estratégias utilizadas pelos educadores para facilitar o processo de inclusão; realçar a importância dos apoios educativos especializados e da formação especializada como promotores de uma escola inclusiva. Para tal, foram realizadas entrevistas a nove Educadoras de Infância, com experiência em trabalhar com crianças com NEE diariamente na sua prática educativa. Todas as entrevistadas têm, pelo menos, cinco anos de serviço. Os resultados obtidos sugerem que as docentes consideram importante a colocação de crianças com NEE em salas do pré-escolar, desde que haja condições que respondam às suas necessidades. Relativamente aos fatores com impacto na inclusão destas crianças, a maioria destaca que devido ao número elevado de crianças numa sala é difícil e complicado dar mais atenção e prioridade a crianças com NEE. A falta de recursos humanos (apoios especializados) também dificulta o tempo para trabalhar individualmente com estas crianças. Materiais adequados e falta de formação contínua também são alguns dos fatores que as participantes referiram nas entrevistas. No que concerne às estratégias utilizadas nas suas práticas diárias, as docentes afirmaram que o melhor é simplificar as atividades e trabalhar com as crianças individualmente ou em pequenos grupos, estabelecer laços de amizade, transmitir reforços positivos durante as atividades e no recreio.pt_PT
dc.description.abstractAn inclusive school is a space where all children learn together, with equal opportunities and it is essential to develop the conditions to achieve this aim. This study focused on the perspectives of the pre-school educators on the inclusion of children with special educational needs (SEN). Educators, specialized supports, peers and the whole community are involved this process of learning. Therefore, this research is based on a qualitative approach with the following research aims: To understand the perceptions about inclusion of the pre-school educators; To understand the teaching methodologies and strategies used by pre-school educators to facilitate the inclusion; To emphasize the importance of specialized support and specialized training as promoters of an inclusive school. For such purpose, interviews were conducted with nine pre-school Educators, with experience in working with children with SEN in their educational practices. All interviewees have at least five years of teaching experience. The results obtained suggest that teachers consider important to place children with SEN in the regular preschool class, providing conditions that respond to their needs. Regarding the factors that have an impact on the inclusion of these children, the interviewees point out that due to the high number of children in the classes it is difficult to give pay attention and priority to children with SEN. The lack of human resources (specialized support) also difficulties the time to work individually the children. Inadequate materials and lack of continuous professional training are also some of the factors that the participants mentioned in the interviews. Regarding to the strategies used in their daily practices, they say that is needed to simplify the activities and working with the children individually or in small groups, creating in this way bonds of friendship, with positive reinforcement during activities and at the playground.pt_PT
dc.identifier.tid202651584pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/35708
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjecteducação inclusiva, necessidades educativas especiais, estratégias de inclusão, diferenciação pedagógica, educação pré-escolarpt_PT
dc.subjectinclusive education, special educational needs, inclusion strategies, pedagogical differentiation, pre-school educationpt_PT
dc.titleINCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLARpt_PT
dc.title.alternativeUm Estudo Qualitativo com Educadores de Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cláudia Sofia Gonçalves.pdf
Size:
815.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format