Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Criação de um canal de vídeo podcast para comunicar ciência na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa: Projecto "Receptores"

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O projeto propõe a criação de um canal de vídeo podcast dedicado à comunicação da ciência e investigação produzidos na Faculdade de Medicina da Universidade Lisboa (FMUL). Através da exploração do formato audiovisual digital, pretende-se tornar temas científicos complexos mais acessíveis, envolventes e atrativos, especialmente para os estudantes dos primeiros anos dos cursos de pré-graduação da Instituição, promovendo a sua adesão precoce a atividades de investigação. A metodologia adotada assentou numa abordagem exploratória e aplicada, estruturada nos seguintes eixos: (1) revisão sistemática da literatura; (2) levantamento de dados quantitativos sobre hábitos de consumo de podcast, através de um inquérito aplicado aos estudantes do ensino pré-graduado da FMUL; (3) análise de benchmarking; (4) desenvolvimento da identidade visual do canal e de conteúdos. Os principais resultados sugerem uma recetividade significativa por parte dos estudantes ao formato podcast de ciência, com clara preferência por formatos multimédia, de curta duração, em estilo conversacional e que dê a conhecer, num registo próximo e informal, os protagonistas e os contextos da produção da ciência. A análise do inquérito permitiu, ainda, identificar perfis-tipos de consumidores de um futuro vídeo podcast de ciência da FMUL. Como “prova de conceito”, foi desenvolvido um repositório multimédia que agrega os elementos essenciais, gráficos e multimédia, do canal.
The project proposes the creation of a video podcast channel dedicated to communicating the science and research produced at the Faculty of Medicine of the University of Lisbon (FMUL). By exploring the digital audiovisual format, the aim is to make complex scientific topics more accessible, engaging, and appealing—especially to early-year undergraduate students—thus encouraging their early involvement in research activities. The adopted methodology was based on an exploratory and applied approach, structured around the following axes: (1) a systematic literature review; (2) collection of quantitative data on podcast consumption habits through a survey administered to FMUL undergraduate students; (3) benchmarking analysis; and (4) development of the channel’s visual identity and content. The main results suggest a significant receptiveness among students to the science podcast format, with a clear preference for short, multimedia-based, conversational-style formats that introduce, in a close and informal tone, the people and contexts behind the scientific production. The survey analysis also made it possible to identify typical listener profiles for a future FMUL science video podcast. As a “proof of concept,” a multimedia repository was developed, bringing together the essential graphic and multimedia elements of the channel.

Description

Keywords

Comunicação de ciência New media Podcast Envolvimento académico

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence