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Abstract(s)
O presente Relatório Final foi realizado a partir da Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.), que decorreu entre outubro de 2016 e julho de 2017, na Escola Profissional de Arte de Mirandela – ESPROARTE.
A presente P.E.S. teve como objetivo a aplicabilidade de Exercícios Práticos de diferentes Trompetistas conceituados no mundo do Ensino do Instrumento – Trompete, procurando corrigir, anular, e melhorar alguns defeitos dos alunos em questão e também desenvolver, criar e conhecer novos conceitos de estudo para que estes alunos possam continuar o estudo do instrumento com o mínimo de dificuldades possível nos diferentes aspetos: afinação, expressividade/musicalidade, leitura, respiração, condução de ar, registo, flexibilidade, postura, embocadura, som, entre outros. É relatado o percurso pedagógico de 6 alunos de Trompete a frequentar o Curso Básico de Instrumentista de Sopro - Trompete ao longo do ano letivo.
Para a obtenção de uma conclusão mais sólida sobre esta prática, realizaram-se dois momentos de avaliação, o primeiro na fase inicial e o segundo na fase final do estágio, registando e analisando os resultados obtidos para que se tenha uma melhor perceção do antes e depois do trabalho efetuado. Pelo que se pôde apurar através dos resultados dos inquéritos, a intervenção pedagógica teve um impacto positivo nos seis alunos intervenientes no estágio.
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Trompete Música Dificuldades Método Ensino Estudo.