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Estudo dos hábitos alimentares das famílias portuguesas em contexto de férias

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Antónia
dc.contributor.authorPortugal, Maria Teresa Carril de Matos Madeira de
dc.date.accessioned2022-02-16T15:17:27Z
dc.date.available2022-02-16T15:17:27Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.description.abstractNum mundo cada vez mais global existe uma evolução que requer, do setor alimentar, agilidade na adaptação à procura e exigências do mercado. O presente estudo teve por base a necessidade de conhecer e identificar os hábitos alimentares das famílias portuguesas em casa e em contexto de férias e em diferentes dietas. Uma análise de estatística multivariada numa amostra de conveniência de 175 portugueses e testes não paramétricos sugerem diferenças estatísticas significativas entre turistas e residentes e entre dietas. Assim, através do conhecimento dos padrões comportamentais caraterísticos de cada regime alimentar, espera-se facilitar adaptação à procura e às exigências do mercado, por parte do setor da restauração e hotelaria. De forma geral, face aos resultados obtidos, foi possível concluir que, durante as férias os portugueses aumentam a procura por peixe fresco grelhado, marisco, carne fresca, batatas fritas, pizza, doces/sobremesas e de vinho. Em casa, os portugueses demonstraram preferência por peixe fresco assado, peixe congelado, carne congelada, produtos congelados, sopa e fruta fresca. Tanto em casa como em férias, mantém-se o consumo de saladas, legumes e vegetais, hambúrgueres e massas.pt_PT
dc.description.abstractIn an increasingly global world - with privileged access to information, new trends and new products – we observe a fast evolution that requires, in the food sector, agility in adapting to market demands. The present study was based on the need to know and identify the eating habits of Portuguese families at home and during their vacations. In order to be able to identify consumption standards, this stydy analyzed different diets, in particular the Mediterranean diet, the vegetarian diet, the vegan diet and the paleo diet. To achieve the proposed objectives, a multivariate statistics questionnaire was submitted to 175 people of Portuguese nationality. From the results obtained, it was possible to identify consumption standards, characteristic of each diet- which is expected to facilitate the adaptation to market demands. It was possible to conclude that, during the holidays, the Portuguese increase their demand for fresh grilled fish, seafood, fresh meat, chips, pizza, sweets/desserts and wine. At home, the Portuguese revealed a preference for roasted fresh fish, frozen fish, frozen meat, frozen products, soup and fresh fruit. Neither at home and on vacation, the same consumption of salads, vegetables, hamburgers and pasta is observed.pt_PT
dc.identifier.tid202942376pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39349
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectFamílias Portuguesaspt_PT
dc.subjectFériaspt_PT
dc.subjectHábitos Alimentarespt_PT
dc.titleEstudo dos hábitos alimentares das famílias portuguesas em contexto de fériaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestão do Turismo e da Hotelariapt_PT

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Dissertação de M-GTH - Maria Teresa Portugal.pdf
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