Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Importância do marketing digital na captação e retenção de estudantes de ensino superior: o caso do Politécnico de Leiria

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RUTE_CUNHA.pdf2.74 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm como principal função garantir a transmissão de conhecimento e ser um veículo de formação teórica e técnica para a cidadania. O setor da educação é, factualmente, um setor competitivo, cabendo a cada instituição diferenciar-se para atingir os objetivos de captação de estudantes pretendidos. Uma forma eficaz de os concretizar implica estudar o mercado e adotar medidas estratégicas previamente planeadas. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são hoje determinantes no mercado da comunicação e, quando usadas apropriadamente, constituem um fator de valor acrescentado para as instituições, facilitando a sua expansão, tanto no mercado nacional como internacional, tornando-o, porém, ainda mais competitivo. O público-alvo destas instituições tem uma presença fortíssima nos meios digitais e merece um cuidado especial. A identidade destes sujeitos deve ser entendida como exigente, constituída por uma vontade e convicção muito próprias. Esta observação condiciona a intervenção das Instituições de Ensino Superior Público neste mesmo meio digital, onde se aposta no apelo à “lealdade”, ou seja, a instituição desenvolve uma comunicação estratégica onde o consumidor é levado, para além da aquisição do serviço, à sua recomendação aos seus pares. A revisão da literatura em torno do “branding no ensino superior” foi crucial para entender todos os procedimentos associados à forma como as Instituições de Ensino Superior Politécnicas têm de agir para consolidar a sua marca na mente das comunidades que as rodeiam. O marketing digital lembra a necessidade que as empresas têm de estar presentes no online e, desta forma, implementar estratégias de branding universitário junto dos seus públicos.

Description

Keywords

Ensino Superior Marketing Digital Branding

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue