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As perceções do adepto desportivo português em relação à adoção de non-fungible tokens (nfts) no desporto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorMorais, Rui Filipe da Silva
dc.date.accessioned2024-03-05T09:58:36Z
dc.date.available2024-03-05T09:58:36Z
dc.date.issued2024-02-22
dc.description.abstractObjetivo: Este estudo aspira compreender de que forma o fã/adepto de uma modalidade desportiva perceciona os NFTs bem como o seu ponto de vista sobre atletas que promovam esse tipo de ativos digitais. Metodologia: O presente estudo teve recurso a abordagens qualitativas e quantitativas. A recolha de dados quantitativos foi realizada por meio de um questionário, permitindo a obtenção direta das opiniões do público-alvo sobre os NFTs e a sua presença na indústria desportiva, com foco principal nos atletas. Esta recolha de dados resultou numa amostra de 145 indivíduos, cujas respostas foram consideradas válidas e dos quais 73 indivíduos já disponham de conhecimentos relativamente a NFTs. Quanto aos dados qualitativos, foram realizadas entrevistas a cinco indivíduos, sendo quatro de uma empresa especializada na comercialização de NFTs desportivos e uma diretora e especialista em marketing desportivo de uma empresa vinculada à indústria desportiva. Resultados e principais conclusões: Relativamente ao adepto e a sua opinião sobre NFTs vemos que de momento não se sente propriamente dito atraído em aderir a este tipo de ativos, no entanto, expressa que no futuro os NFTs poderão fazer parte do seu dia a dia. Quanto ao fator mais atrativo encontrado nos NFTs os inquiridos referem o investimento como sendo o mais influente. Olhando agora para a opinião do adepto relativamente a um atleta que promova NFTs, os adeptos que já disponham de um mínimo de conhecimento admitem estar favoráveis aos seus atletas preferidos lucrarem com estes ativos e a promoção dos mesmos não iria afetar negativamente a imagem do atleta, no entanto, é necessário ter um elevado cuidado a que tipo de projetos os atletas se associam. Limitações: A amostra analisada é de tamanho reduzido, bem como a diversidade de opiniões poderá ser limitada por se usar uma amostragem por conveniência. Relativamente as entrevistas realizadas quatro dos cinco entrevistados provinham da mesma empresa o que mais uma vez poderá trazer uma certa limitação a diversidade de dados recolhidos. Originalidade/Valor: O universo dos NFTs é ainda um conceito extremamente desconhecido por uma grande parte da sociedade, vem então este estudo trazer um conhecimento adicional sobre o seu funcionamento e perceção do publico em relação aos NFTs com ênfase nos NFTs inseridos na indústria desportiva.pt_PT
dc.identifier.tid203541790pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50152
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNFTspt_PT
dc.subjectNon-Fungible-Tokenspt_PT
dc.subjectConsumidorpt_PT
dc.subjectDesportopt_PT
dc.subjectAtletapt_PT
dc.subjectBlockchainpt_PT
dc.subjectPromoçãopt_PT
dc.titleAs perceções do adepto desportivo português em relação à adoção de non-fungible tokens (nfts) no desportopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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