Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.44 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Objetivo: Este estudo aspira compreender de que forma o fã/adepto de uma modalidade desportiva perceciona os NFTs bem como o seu ponto de vista sobre atletas que promovam esse tipo de ativos digitais.
Metodologia: O presente estudo teve recurso a abordagens qualitativas e quantitativas. A recolha de dados quantitativos foi realizada por meio de um questionário, permitindo a obtenção direta das opiniões do público-alvo sobre os NFTs e a sua presença na indústria desportiva, com foco principal nos atletas. Esta recolha de dados resultou numa amostra de 145 indivíduos, cujas respostas foram consideradas válidas e dos quais 73 indivíduos já disponham de conhecimentos relativamente a NFTs. Quanto aos dados qualitativos, foram realizadas entrevistas a cinco indivíduos, sendo quatro de uma empresa especializada na comercialização de NFTs desportivos e uma diretora e especialista em marketing desportivo de uma empresa vinculada à indústria desportiva.
Resultados e principais conclusões: Relativamente ao adepto e a sua opinião sobre NFTs vemos que de momento não se sente propriamente dito atraído em aderir a este tipo de ativos, no entanto, expressa que no futuro os NFTs poderão fazer parte do seu dia a dia. Quanto ao fator mais atrativo encontrado nos NFTs os inquiridos referem o investimento como sendo o mais influente. Olhando agora para a opinião do adepto relativamente a um atleta que promova NFTs, os adeptos que já disponham de um mínimo de conhecimento admitem estar favoráveis aos seus atletas preferidos lucrarem com estes ativos e a promoção dos mesmos não iria afetar negativamente a imagem do atleta, no entanto, é necessário ter um elevado cuidado a que tipo de projetos os atletas se associam.
Limitações: A amostra analisada é de tamanho reduzido, bem como a diversidade de opiniões poderá ser limitada por se usar uma amostragem por conveniência. Relativamente as entrevistas realizadas quatro dos cinco entrevistados provinham da mesma empresa o que mais uma vez poderá trazer uma certa limitação a diversidade de dados recolhidos.
Originalidade/Valor: O universo dos NFTs é ainda um conceito extremamente desconhecido por uma grande parte da sociedade, vem então este estudo trazer um conhecimento adicional sobre o seu funcionamento e perceção do publico em relação aos NFTs com ênfase nos NFTs inseridos na indústria desportiva.
Description
Keywords
NFTs Non-Fungible-Tokens Consumidor Desporto Atleta Blockchain Promoção