Repository logo
 
Publication

A perspetiva cultural sobre produtos de luxo em tempos de inflação

dc.contributor.advisorRamos, Ricardo Filipe Carreira
dc.contributor.advisorGonçalo Miguel Santos Marques
dc.contributor.authorPaiva, Bruna Fonseca
dc.date.accessioned2024-02-05T11:09:09Z
dc.date.available2024-02-05T11:09:09Z
dc.date.issued2024-01-29
dc.date.submitted2023-12-09
dc.description.abstractDiversos estudos abordaram as diferenças de comportamento de consumo entre ocidentais e orientais. Contudo, atualmente, ainda nenhum se concentrou em entender estas diferenças no consumo de produtos de luxo, em contexto de inflação. De forma a responder a esta lacuna reconhecida na literatura, o presente trabalho tem como objetivo compreender as diferenças de comportamento de consumo de produtos de luxo nas culturas ocidentais e orientais, em período de inflação. Para atingir este objetivo, foram recolhidos comentários a produtos de luxo de duas plataformas de comércio eletrónico da Amazon: Amazon Índia (IN), que representam a perspetiva oriental, e Amazon Reino Unido (UK), que representa a perspetiva ocidental. Os comentários foram tratados através de técnicas de text mining para criar um Document Term Matrix que serviu de input para testar as relações estruturais no Partial Least Squares – Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Os resultados sugerem que, para ambas as culturas, o atendimento ao cliente e os atributos do produto exercem um efeito positivo na satisfação do consumidor, em período de inflação. No entanto, ao contrário dos consumidores ocidentais, os resultados sugerem que a satisfação não exerce um efeito positivo na confiança dos consumidores orientais, em período de inflação. Os resultados deste estudo contribuem para os profissionais de marketing de marcas de luxo através da identificação das diferenças culturais de comportamento de consumo, em contexto de inflação.pt_PT
dc.identifier.tid203514106
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/49604
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAtendimento ao clientept_PT
dc.subjectAtributos do produtopt_PT
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_PT
dc.subjectConfiança do consumidorpt_PT
dc.titleA perspetiva cultural sobre produtos de luxo em tempos de inflaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado_Bruna Paiva_Versão Final.pdf
Size:
779.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: