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Authors
Abstract(s)
Diversos estudos abordaram as diferenças de comportamento de consumo entre ocidentais e orientais. Contudo, atualmente, ainda nenhum se concentrou em entender estas diferenças no consumo de produtos de luxo, em contexto de inflação. De forma a responder a esta lacuna reconhecida na literatura, o presente trabalho tem como objetivo compreender as diferenças de comportamento de consumo de produtos de luxo nas culturas ocidentais e orientais, em período de inflação.
Para atingir este objetivo, foram recolhidos comentários a produtos de luxo de duas plataformas de comércio eletrónico da Amazon: Amazon Índia (IN), que representam a perspetiva oriental, e Amazon Reino Unido (UK), que representa a perspetiva ocidental. Os comentários foram tratados através de técnicas de text mining para criar um Document Term Matrix que serviu de input para testar as relações estruturais no Partial Least Squares – Structural Equation Modeling (PLS-SEM).
Os resultados sugerem que, para ambas as culturas, o atendimento ao cliente e os atributos do produto exercem um efeito positivo na satisfação do consumidor, em período de inflação. No entanto, ao contrário dos consumidores ocidentais, os resultados sugerem que a satisfação não exerce um efeito positivo na confiança dos consumidores orientais, em período de inflação.
Os resultados deste estudo contribuem para os profissionais de marketing de marcas de luxo através da identificação das diferenças culturais de comportamento de consumo, em contexto de inflação.
Description
Keywords
Atendimento ao cliente Atributos do produto Satisfação do consumidor Confiança do consumidor