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Abstract(s)
A evolução tecnológica e industrial em curso tem impacte no meio ambiente, tornando
a transição do Sistema Económico Linear para a Economia Circular uma necessidade
imperativa. O crescente apelo à sustentabilidade e conscientização ambiental tem
ampliado a importância da Economia Circular, especialmente na Indústria da Moda. Esta
dissertação visa aliar a Economia Circular à moda sustentável e identificar fatores que
moldam a decisão de compra do "slow fashion", isto é, se o consumidor é sensível a
questões de sustentabilidade e, se sim, se estaria disposto a adquirir vestuário
sustentável.
Através de revisão literária, explorou-se o conceito da Economia Circular, a sua
aplicação na moda, a perceção dos consumidores em relação ao "slow fashion" e quais
os fatores para a compra.
Para responder às questões de investigação, conduziram-se entrevistas estruturadas
com uma abordagem qualitativa. Os resultados destacaram fatores influenciadores, tais
como: tipo de "slow fashion", geração, sexo e preço.
Conclui-se que os consumidores estão abertos à moda sustentável, sugerindo que as
empresas podem adotar uma gestão baseada na sustentabilidade e na reutilização de
matérias-primas e produtos, o que tornar-se-á um fator de competitividade e inovação.
Para a implementação, estratégias de marketing são cruciais para tornar as soluções
circulares atrativas. É importante ajustar os preços conforme o público-alvo e incentivar
a reutilização, realçando os benefícios económicos, sociais e ambientais.
Investigações futuras poderiam estudar o impacto do "greenwashing" na decisão de
compra e a capacidade dos consumidores de alinhar os hábitos de consumo com
valores éticos e sociais.
Description
Keywords
Economia Circular, Moda, Slow Fashion, Compra, Perceção, Consumidor