Publication
Elementos da Expressão Corporal de Delsarte no ensino da música em alunos de canto
datacite.subject.fos | Música | pt_PT |
dc.contributor.author | Manuel Faria Reis, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2020-10-19T15:10:17Z | |
dc.date.available | 2020-10-19T15:10:17Z | |
dc.date.issued | 2020-07-27 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório é parte integrante do Estágio de Prática Pedagógica Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música - Especialização em Canto - ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia, no ano letivo de 2019/2020. Este documento integra um descritivo dessa intervenção pedagógica, estando nele contido, a fundamentação teórica do projeto de investigação que lhe esteve na base, a explicitação do quadro metodológico orientador da prática pedagógica e um descritivo dessa intervenção. O racional que presidiu ao trabalho de estágio teve como tema central a identificação e aplicação de conceitos e exercícios retirados do sistema de François Delsarte através do controlo do movimento corporal. Teve como ponto de apoio, exercícios propostos por este autor, a prática metódica do movimento e expressão corporal dos alunos ao serviço da execução musical, sua lógica estrutural e expressiva e aliança psicofísica. Assim, na referida intervenção, usou-se uma gestualidade inspirada no sistema de François Delsarte, observando-se como esta pode influenciar a expressividade do som nos alunos de Canto, num contexto da realização de alguns exercícios propostos por Delsarte, através da exploração das afinidades entre estes exercícios, os elementos da expressão musical e corporal. Identificados e analisados os resultados, concluímos, ainda que provisoriamente, que a nossa proposta didática teve efeitos positivos no desempenho e compreensão da música como linguagem expressiva, a nível individual por parte dos alunos integrantes da Classe de Canto do estágio supervisionado. A realização do Estágio e a redação do relatório seguiu ainda as orientações metodológicas preconizadas por Legendre (2005) no seu modelo de Relação Pedagógica (RP) e a estratégia formativa orientou-se pelo conceito Investigação-ação. Ambos os quadros referenciais são explicitados mais à frente. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202527093 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/33661 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Delsarte | pt_PT |
dc.subject | delsartismo | pt_PT |
dc.subject | canto | pt_PT |
dc.subject | gestualidade | pt_PT |
dc.subject | movimento | pt_PT |
dc.subject | emissão vocal | pt_PT |
dc.title | Elementos da Expressão Corporal de Delsarte no ensino da música em alunos de canto | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino de Música | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Estágio- Francisco Reis.pdf
- Size:
- 12.28 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format