Repository logo
 
Publication

Sonhar planear e concretizar: introdução da comunicação aumentativa e alternativa através dos símbolos pictográficos de comunicação

dc.contributor.advisorVale, Vera Maria Silvério do, 1961-
dc.contributor.authorCampina, Ana Lídia Pais
dc.date.accessioned2016-07-14T10:45:07Z
dc.date.available2016-07-14T10:45:07Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractOs Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação são aplicados em diversos domínios no processo de aprendizagem de crianças com Necessidades Educativas Especiais, fomentando paralelamente a comunicação, fala e linguagem. O Projeto de Mestrado apresenta um estudo de caso cuja temática assenta nos Sistemas Aumentativos e Alternativos, mais propriamente os Símbolos Pictográficos de Comunicação. Através dos símbolos supracitados, pretendemos intervir com uma criança com comprometimento acentuado na linguagem, fala e comunicação. As estratégias de intervenção passam essencialmente por introduzir no dia-a-dia da criança os símbolos de forma funcional, estimulando também a aquisição e aumento dos comportamentos adaptativos. Além de estimular a comunicação e interação com o outro, deseja-se que a criança se torne mais autónoma. O projeto em questão está intimamente ligado à teoria, dado que esta fornece conhecimento para a compreensão da problemática. Encontra-se por isso dividido em duas áreas: a fundamentação teórica e intervenção/enquadramento empírico, onde será apresentada as metodologias e estratégias de intervenção, assim como a discussão dos resultados obtidos. Desta intervenção resultaram várias mudanças no dia-a-dia da criança, nomeadamente no que concerne à autonomia, destacando-se contudo o aumento significativo ao nível de interação social, vocalização correta das palavras e capacidade comunicativa. Além destes progressos a criança passou a utilizar os símbolos pictográficos de comunicação e o tablet permanentemente em todas as atividades diárias.pt_PT
dc.identifier.tid201522365
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14322
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectComunicação Aumentativapt_PT
dc.subjectPerturbações da Comunicaçãopt_PT
dc.subjectComunicação Não-Verbalpt_PT
dc.titleSonhar planear e concretizar: introdução da comunicação aumentativa e alternativa através dos símbolos pictográficos de comunicaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANA_CAMPINA.pdf
Size:
5.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: