Publication
A importância do brincar, do jogo e da atividade lúdica associada à aprendizagem cooperativa na aquisição de competências formais e sociais
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Castro, Helena | |
| dc.contributor.author | Pedroso, Neusa | |
| dc.date.accessioned | 2019-09-04T16:48:31Z | |
| dc.date.available | 2019-09-04T16:48:31Z | |
| dc.date.issued | 2019-07-09 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório é fruto dos projetos de intervenção da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino Básico do 1º ciclo. Em contexto de Pré-escolar, o projeto de intervenção desenvolveu-se com um grupo de 21 crianças com 5 anos de idade que frequentam a valência de pré-escolar numa instituição privada de solidariedade social. Este projeto pretendia ir ao encontro das necessidades/interesses das crianças. Visto, neste contexto, o projeto de intervenção ter sido bem-sucedido, procuramos perceber de que forma a brincadeira, livre e orientada, nas diversas áreas, é promotora de aprendizagens. Já em contexto de 1º ciclo do Ensino Básico, o projeto de intervenção foi desenvolvido numa escola pública com uma turma de 26 crianças do 1º ano de escolaridade. Também, neste contexto, procuramos saber quais os interesses e necessidades das crianças. Desta forma, desenvolvemos um projeto de intervenção baseado em atividades lúdicas, no jogo e na Aprendizagem Cooperativa. O processo de investigação, levado a cabo, seguiu os pressupostos da investigação-ação e a recolha de dados foi efetuada, sobretudo, através das observações realizadas ao longo da prática. Optámos por uma observação participante e naturalista e, por isso, a maior parte das notas correspondentes à observação foram registadas à posteriori; assim, procurámos, também, evitar que o comportamento e as ações das crianças fossem influenciados. As notas de campo incluem ainda, registos das conversas com as crianças, a educadora e a professora titular que se revelaram fundamentais para clarificar as observações e atingir os objetivos da investigação. Analisados os dados, concluímos que, por um lado, em contexto de educação pré-escolar, a brincadeira livre nas áreas, quando orientada, é sem dúvida promotora de aprendizagens para as crianças. E que, por sua vez, em contexto de sala de aula no 1º ciclo do ensino básico, é possível por meio de atividades lúdicas e da Aprendizagem Cooperativa desenvolver competências sociais. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202279561 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/29642 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Brincar | pt_PT |
| dc.subject | Jogo | pt_PT |
| dc.subject | Atividade lúdica | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_PT |
| dc.subject | Competências socias | pt_PT |
| dc.title | A importância do brincar, do jogo e da atividade lúdica associada à aprendizagem cooperativa na aquisição de competências formais e sociais | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
