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Integração de UAS no Tráfego Aéreo Geral

datacite.subject.fosTécnicas e Tecnologias Militarespt_PT
dc.contributor.advisorPáscoa, Carlos Jorge Ramos
dc.contributor.advisorPaulos, Carlos Manuel Diegues
dc.contributor.authorLourenço, João Paulo Ferreira
dc.date.accessioned2024-06-04T11:13:47Z
dc.date.available2024-06-04T11:13:47Z
dc.date.issued2023-10-13
dc.description.abstractDesde o aparecimento dos Unmanned Aircraft System (UAS) no espaço aéreo que a sua integração com o restante tráfego aéreo tem sido um dos grandes desafios para a comunidade aeronáutica. Este trabalho teve por objetivo avaliar as condições de integração dos UAS no tráfego aéreo geral (TAG), desde o solo até FL600. Considerando-se para o estudo de caso os Estados-Unidos da América e a Europa, estabeleceu-se um paralelismo e retiraram-se daí as lições aprendidas com o objetivo de aplicá-las em Portugal. Esta investigação apresenta um sistema de suporte ao U-Space e respetivo espaço aéreo, a infraestrutura necessária e as entidades que o regulam. Acima de 400ft, através da aplicação do estudo do OGASSA42, observa-se que a integração dos UAS no TAG, em espaço aéreo não segregável e em classes de espaço aéreo A-C, é seguro cumprindo os requisitos exigidos para voos sob regras de voo por instrumentos. No restante espaço aéreo, a integração só acontecerá quando existir um sistema Detect And Avoid certificado. O modelo de ecossistema apresentado, identifica a necessidade da publicação de um regulamento sobre o U-Space, nomeadamente, espaços aéreos, infraestruturas, sistemas, entidades reguladoras e a sua integração no espaço aéreo nacional.pt_PT
dc.description.abstractSince the appearance of the Unmanned Aircraft System (UAS) in the airspace, its integration with the rest of the air traffic has been one of the great challenges for the aeronautical community. This work aimed to evaluate the conditions for integrating UAS into general air traffic (GAT), from the ground to FL600. Considering the case study of the United States of America and Europe, parallelism was established and the lessons learned were taken from there to apply in Portugal. This investigation presents a support system for U-Space and its airspace, the necessary infrastructure, and the entities that regulate it. Above 400ft, through the application of the OGASSA42 study, it is observed that the integration of the UAS in GAT, in non-segregated airspace, and airspace classes A-C, is safe, fulfilling the requirements demanded flights under instrument flight rules. In the remaining airspace, integration only takes place when there is a certified Detect And Avoid system. The presented ecosystem model identifies the need to publish a regulation on U-Space, namely airspace, infrastructure, systems, regulatory bodies, and their integration into the national airspace.pt_PT
dc.identifier.tid203615280pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50979
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectUnmanned Aircraft System,pt_PT
dc.subjectTráfego Aéreo Geral,pt_PT
dc.subjectIntegraçãopt_PT
dc.subjectU-Spacept_PT
dc.subjectUTMpt_PT
dc.subjectGeneral Air Trafficpt_PT
dc.subjectIntegrationpt_PT
dc.titleIntegração de UAS no Tráfego Aéreo Geralpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Universitário Militar
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Militares – Segurança e Defesapt_PT

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