Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-13"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Integração de UAS no Tráfego Aéreo GeralPublication . Lourenço, João Paulo Ferreira; Páscoa, Carlos Jorge Ramos; Paulos, Carlos Manuel DieguesDesde o aparecimento dos Unmanned Aircraft System (UAS) no espaço aéreo que a sua integração com o restante tráfego aéreo tem sido um dos grandes desafios para a comunidade aeronáutica. Este trabalho teve por objetivo avaliar as condições de integração dos UAS no tráfego aéreo geral (TAG), desde o solo até FL600. Considerando-se para o estudo de caso os Estados-Unidos da América e a Europa, estabeleceu-se um paralelismo e retiraram-se daí as lições aprendidas com o objetivo de aplicá-las em Portugal. Esta investigação apresenta um sistema de suporte ao U-Space e respetivo espaço aéreo, a infraestrutura necessária e as entidades que o regulam. Acima de 400ft, através da aplicação do estudo do OGASSA42, observa-se que a integração dos UAS no TAG, em espaço aéreo não segregável e em classes de espaço aéreo A-C, é seguro cumprindo os requisitos exigidos para voos sob regras de voo por instrumentos. No restante espaço aéreo, a integração só acontecerá quando existir um sistema Detect And Avoid certificado. O modelo de ecossistema apresentado, identifica a necessidade da publicação de um regulamento sobre o U-Space, nomeadamente, espaços aéreos, infraestruturas, sistemas, entidades reguladoras e a sua integração no espaço aéreo nacional.
- Paisagens Sinfónicas - ORQUESTRA ACADÉMICA METROPOLITANAPublication . Burfin, Jean-Marc; Rodrigues, NunoBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Académica Metropolitana a 13 de Outubro de 2023 no AUDITÓRIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE NOVA, CAMPUS DE CAMPOLIDE em Lisboa no âmbito da Temporada 2023/2024 da Metropolitana. O programa do concerto foi dedicado ao Prémio Fundação Inatel 2023, tendo como o vencedor o aluno da ANSO, Nuno Rodrigues, Violino. O concerto foi dirigido pelo Maestro Jean-Marc Burfin, Maestro Titular da Orquestra Académica Metropolitana.
- Risk assessment for progression of Diabetic Nephropathy based on patient history analysisPublication . Mesquita, Francisco Gabriel Fonseca; Paredes, Simão Pedro Mendes Cruz ReisA nefropatia diabética (ND) é uma das complicações mais comuns em doentes com diabetes. Trata-se de uma doença crónica que afeta progressivamente os rins, podendo resultar numa insuficiência renal. A digitalização permitiu aos hospitais armazenar as informações dos doentes em registos de saúde eletrónicos (RSE). A aplicação de algoritmos de Machine Learning (ML) a estes dados pode permitir a previsão do risco na evolução destes doentes, conduzindo a uma melhor gestão da doença. O principal objetivo deste trabalho é criar um modelo preditivo que tire partido do historial do doente presente nos RSE. Foi aplicado neste trabalho o maior conjunto de dados de doentes portugueses com DN, seguidos durante 22 anos pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP). Foi desenvolvida uma abordagem longitudinal na fase de pré-processamento de dados, permitindo que estes fossem servidos como entrada para dezasseis algoritmos de ML distintos. Após a avaliação e análise dos respetivos resultados, o Light Gradient Boosting Machine foi identificado como o melhor modelo, apresentando boas capacidades de previsão. Esta conclusão foi apoiada não só pela avaliação de várias métricas de classificação em dados de treino, teste e validação, mas também pela avaliação do seu desempenho por cada estádio da doença. Para além disso, os modelos foram analisados utilizando gráficos de feature ranking e através de análise estatística. Como complemento, são ainda apresentados a interpretabilidade dos resultados através do método SHAP, assim como a distribuição do modelo utilizando o Gradio e os servidores da Hugging Face. Através da integração de técnicas ML, de um método de interpretação e de uma aplicação Web que fornece acesso ao modelo, este estudo oferece uma abordagem potencialmente eficaz para antecipar a evolução da ND, permitindo que os profissionais de saúde tomem decisões informadas para a prestação de cuidados personalizados e gestão da doença.
- Tomografia computorizada na deteção de hérnias do disco intervertebral e neoplasias em animais de companhiaPublication . Mateus, Carolina PaisO presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio final do curso de enfermagem veterinária. O estágio foi realizado no Hospital Veterinário de Portimão, com início no dia 1 de março e término no dia 31 de maio de 2023. Ao longo do estágio a aluna realizou atividades maioritariamente relacionadas com o internamento e meios complementares de diagnóstico, tendo realizado, aproximadamente ,1077 atividades relacionadas com o internamento e 290 atividades com os meios complementares de diagnóstico, sendo a maior parte dos objetivos propostos cumpridos dentro do prazo. O estágio foi, portanto, benéfico para a compreensão da rotina de um enfermeiro veterinário num ambiente hospitalar. Porém, a aluna reconhece que necessita de continuar a estudar para melhorar o seu conhecimento farmacológico, patológico, parasitário e de urgências, para além de necessitar de continuar a praticar os procedimentos gerais de enfermagem. A tomografia computorizada é uma vantagem mais-valia para a medicina veterinária devido às suas capacidades de diagnóstico e de planeamento cirúrgico e terapêutico, sendo necessário o enfermeiro veterinário ter conhecimento sobre a preparação e posicionamento do paciente, e sobre as doses, contraindicações e reações adversas do contraste utilizado.
- Prevalência de Cryptosporidium spp. e Giardia spp. em animais de clínica, abrigo e errantes na região de SetúbalPublication . Lages, Diana LampreiaA criptosporidiose e a giardiose são doenças do carácter zoonótico, provocadas pelos protozoários Cryptosporidium spp. e Giardia spp., respetivamente, podendo estas causarem infeções assintomáticas ou autolimitantes numa grande variedade de hospedeiros, especialmente em animais errantes ou de canil. A via de transmissão destes agentes é maioritariamente feco-oral, podendo ocorrer através do contacto direto com as fezes contaminadas ou de modo indireto, existindo contacto com objetos ou superfícies contaminadas. Neste estudo foram coletadas e analisadas 80 amostras fecais provenientes de várias origens, nomeadamente, animais de proprietários, errantes e de abrigo do distrito de Setúbal. O objetivo deste estudo foi determinar a ocorrência destes parasitas nestas populações distintas e estudar as suas associações com determinados fatores como a origem do animal, a espécie, a raça, a idade, o sexo e a consistência fecal e também comparar a eficácia dos vários métodos de diagnóstico utilizados. As amostras foram analisadas através das técnicas de esfregaço fecal com coloração de Ziehl-Neelsen e imunofluorescência direta, para pesquisa de oocistos de Cryptosporidium e quistos de Giardia, sendo estas avaliadas no Laboratório de Parasitologia da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa. As prevalências globais de Cryptosporidium spp. foi de 1,25% na técnica de esfregaço fecal corado e de 0% através de imunofluorescência direta e de Giardia spp. cerca de 20% em Imunofluorescência direta. Verificou-se uma maior prevalência de Giardia spp. em felinos errantes e animais de abrigo cuja consistência fecal era pastosa e diarreica. Relativamente ao sexo do animal, foi mais frequente em fêmeas, com idade igual ou inferior a 1 ano e de raça indefinida. A origem destes animais foi considerada como um fator de risco para a infeção de Giardia spp., existindo, consequentemente, um maior risco de transmissão zoonótica com a equipa que manipula os animais ou até mesmo com futuros adotantes.
- Relatório da Unidade Curricular de Marketing TurísticoPublication . Antunes, Joaquim GonçalvesProvas de Agregação em Gestão, apresentadas à Universidade Europeia, 2023 Relatório da Unidade Curricular de Marketing Turístico Sumário pormenorizado da Aula: A implementação do Marketing Relacional na indústria do Turismo: uma aplicação ao Termalismo em Portugal Curriculum Vitae
- Estudo de estabilidade de controlo analítico em método multi-substâncias por LC/MS-MS do SQTF.Publication . Mustra, Carla; Fonseca, Suzana; Monsanto, Paula; Franco, João MiguelINTRODUÇÃO/OBJETIVOS O desenvolvimento e validação de métodos analíticos é uma tarefa fundamental e frequente do Serviço de Química e Toxicologia Forenses (SQTF) que envolve o estudo de vários parâmetros como modelo de calibração, seletividade, sensibilidade, exatidão, precisão, estabilidade, entre outros. O grau de complexidade de uma validação aumenta a par com o número de substâncias abrangidas pelo método, bem como com a especificidade de cada substância. Tão ou mais importante que a validação do método é o seu controlo analítico ao longo do tempo, o que designamos por controlo de qualidade interno, o qual permite avaliar o desempenho do método e do equipamento. O SQTF tem vindo a ampliar o leque de substâncias pesquisadas nos seus laboratórios e a melhorar os níveis de sensibilidade dos métodos, com vista a dar resposta às solicitações. Este crescimento e melhoria dos métodos só foi possível devido à aquisição de novos equipamentos, o que implicou desafios acrescidos relativamente a vários aspetos, em particular quanto à metodologia usada para assegurar um controlo de qualidade interno eficaz. O objetivo deste trabalho é demonstrar como um estudo preliminar da estabilidade de um controlo analítico pode contribuir para a adoção de critérios que permitam avaliar o desempenho do método/equipamento ou mesmo conduzir a novas propostas, como por exemplo a escolha de padrões internos. MATERIAL E MÉTODOS Durante 2 meses foi injetado juntamente com as sequências analíticas de confirmação/quantificação de substâncias medicamentosas de amostras de rotina, um controlo analítico preparado a partir de uma amostra branca (sangue onde previamente se confirmou a ausência das substâncias em estudo) fortificada com cerca de 180 substâncias a uma concentração de 50 ng/mL. Foram avaliadas 177 substâncias medicamentosas relativamente à sua resposta ao longo do tempo (razão entre a área do analito e área de padrão interno: clomipramina d3) num total de 13 injeções. O tratamento estatístico dos dados foi efetuado com recurso à aplicação Microsoft Office Excel®. RESULTADOS E DISCUSSÃO Verificou-se que a maioria das substâncias, cerca de 80%, apresentaram um comportamento estável ao longo do período estudado. Identificaram-se, no entanto, algumas substâncias com variações assinaláveis ao longo do tempo, nomeadamente algumas estatinas e benzodiazepinas cujo coeficiente de variação da razão das áreas é superior a 60%. Nestes casos será importante avaliar as causas destas variações cuja correção poderá, eventualmente, ser implementada através da seleção de um padrão interno mais específico. CONCLUSÕES O estudo de estabilidade de um controlo analítico revelou-se uma ferramenta importante para definir critérios de monitorização do desempenho do método e do próprio equipamento. A maioria das substâncias parece ter estabilidade nas condições testadas, no entanto identificaram-se alguns analitos menos estáveis para os quais será adequado selecionar marcadores de estabilidade ou redefinir padrões internos que sejam mais específicos.